Greve encerra entre 85% a 90% das bilheteiras a Sul de Pombal

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 jun 2022 (Lusa) -- A greve dos revisores e dos trabalhadores de bilheteiras da CP, a Sul de Pombal, encerrou entre 85% a 90% das bilheteiras, indicou o Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) à Lusa.

"Esta greve abrangeu os trabalhadores a Sul de Pombal. Temos ideia de que cerca de 85% a 90% das bilheteiras estão encerradas hoje", adiantou o dirigente do SFRCI, Luís Bravo, em declarações à Lusa.

A paralisação, que começou a ter efeitos ao final da tarde de sábado, está assim a ter uma "adesão muito vasta" dos trabalhadores da revisão, bilheteiras e chefias diretas, defendeu a estrutura sindical, acrescentando que isto reflete o "descontentamento dos trabalhadores" face ao congelamento dos salários e ao bloqueio à negociação.

Luís Bravo disse ainda que, até ao momento, os trabalhadores não receberam qualquer resposta por parte da CP -- Comboios de Portugal, sublinhando que um terço dos trabalhadores da empresa foi esquecido pela Administração e pela tutela.

"A empresa estava em processo de fusão, entre a EMEF [Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário] e a CP. [Os membros] desta Administração são quase todos oriundos da CP (oficinas) o que condicionou muito as negociações em curso, esquecendo os trabalhadores da área comercial e da revisão de comboios", acrescentou.

Na quinta-feira, Luís Bravo lamentou que o setor ainda não tenha recebido a atualização de 0,9%, aprovada para a função pública, que classificou como "miserável", representando entre cerca de cinco e nove euros, consoante o escalão.

De acordo com o sindicato, para isso, a Administração da CP "impõe" a subscrição de um novo acordo de empresa, "com piores condições de trabalho".

"Os trabalhadores dos transportes, afetos aos comboios e às bilheteiras, que começam o seu turno às cinco, seis ou sete da manhã e que se retiram depois da meia-noite, têm que se deslocar em viaturas próprias e, com o aumento dos combustíveis, neste momento, cerca de 20% do seu salário já vai só para se fazerem deslocar para o trabalho", apontou.

A isto somam-se os turnos de trabalho e as folgas rotativas e um "aumento brutal do custo de vida", fatores que têm levado até os trabalhadores mais novos a pedir rescisão da empresa.

Para o dia 23 de junho está também agendada uma greve de 24 horas para os trabalhadores ferroviários operacionais, a norte de Pombal.

A CP já alertou que a circulação de comboios da empresa deverá ter perturbações "significativas nos dias 12, 13 e 16 de junho devido à greve.

A empresa referiu que aos clientes que já tenham adquirido bilhete para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Interregional e Regional, será permitido o reembolso no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação, sem custos.

Desde o início do mês tem estado a decorrer uma greve dos trabalhadores da CP ao trabalho extraordinário e aos feriados, que se prolonga até ao final do mês, mas não provocou supressões, indicou à Lusa, em 03 de junho, fonte oficial da empresa.

Em 16 de maio, a CP anunciou que chegou a um acordo com 12 sindicatos, para revisão do Acordo de Empresa, ficando de fora três estruturas sindicais.

Do acordo alcançado resultou o aumento salarial de 0,9%, com efeitos retroativos em 01 de janeiro de 2022, a uniformização do subsídio de refeição para 7,74 euros e a integração dos trabalhadores da ex-EMEF na tabela salarial da CP, com efeitos retroativos ao primeiro dia do ano.

PE (AAT/DD) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).