Líderes da UE reúnem-se novamente a 16 de Julho

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 27 jun (Lusa) -- Os líderes europeus reúnem-se extraordinariamente no dia 16 de julho para decidir quem irá ocupar lugares cimeiros da União Europeia, numa cimeira com a participação de Jean-Claude Juncker, anunciou hoje o presidente do Conselho europeu, Herman Van Rompuy.

Os líderes da UE deverão decidir a 16 de julho, após a confirmação de Junker como próximo presidente da Comissão Europeia pelo Parlamento Europeu, quem irá ocupar o cargo de presidente do Conselho Europeu, substituindo Van Rompuy, e o de Alto Representante da UE para os Assuntos Externos, atualmente assumido por Catherine Ashton.

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia, reunidos hoje em Bruxelas, indigitaram o luxemburguês Jean-Claude Juncker para o cargo de presidente da Comissão Europeia, anunciou o presidente do Conselho Europeu.

O nome de Juncker, que era o candidato do Partido Popular Europeu - vencedor das eleições europeias de maio - terá agora que ser confirmado pelo Parlamento Europeu, numa votação que terá lugar em meados de julho, para suceder a José Manuel Durão Barroso, cujo mandato termina em outubro.

Junker foi escolhido por maioria qualificada de 26 Estados-membros, com os votos contra do Reino Unido e da Hungria, confirmou Van Rompuy.

IG/ACC/ATF // APN

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Instituições europeias abrem portas para mobilização para eleições e celebração do Dia da Europa

As instituições da União Europeia estão a abrir as portas ao público em Bruxelas e outras cidades, com exposições e visitas especiais, para mostrar o trabalho da última legislatura e mobilizar a participação nas eleições de junho.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.