Mais de 6.500 escolas encerradas desde 2002 - Confederação Independente de Pais

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 jun (Lusa) -- A Confederação Independente de Pais revelou hoje que, nos últimos 12 anos, já foram encerradas mais de 6.500 escolas em Portugal, classificando como uma "vergonha" a intenção de fechar no próximo ano letivo 311 estabelecimentos.

Em comunicado, a Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) diz estar "solidária com todos os pais dos alunos que vão ser vítimas do encerramento da sua escola", lamentando que os pais e as autarquias não tenham sido chamados a participar neste processo.

"Desde 2002 até hoje já foram encerradas mais de 6.500 escolas neste nosso país. Qual o futuro deste nosso país?", questiona a CNIPE.

A confederação afirma não haver qualquer estudo que prove que é positivo concentrar alunos em espaços como os centros escolares, recordando que muitos estudantes serão obrigados a grandes percursos de transportes e a acordar muito cedo para conseguirem estar na escola a horas.

"Todos os distritos estão a ser fustigados com encerramento de escolas e a CNIPE não pode estar de acordo, nem reconhece os critérios que estiveram subjacentes a estas decisões. (...) Mais uma vergonha do Sr. Ministro e sua equipa responsável pela educação em Portugal", refere a nota.

O distrito de Viseu é aquele onde se vão encerrar mais escolas do 1.º ciclo do ensino básico, já no próximo ano letivo, com 57 estabelecimentos a fechar portas, de acordo com a lista de 311 escolas já divulgada pelo Governo.

Entre os distritos mais atingidos pelos encerramentos estão também Aveiro e Porto, com 49 e 41 escolas a fechar em 2014-2015, respetivamente, de acordo com a lista de encerramentos divulgada pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC).

Lisboa e Bragança são os distritos onde encerram menos escolas -- duas em cada um dos distritos -- seguindo-se Faro e Viana do Castelo, com três encerramentos anunciados.

O processo de encerramento de escolas do 1.º ciclo está concluído, para 2014-2015, mas a "reorganização da rede irá prosseguir" no ano letivo seguinte, de acordo com o MEC.

ARP (IA) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

José Castelo Branco detido por violência doméstica 

José Castelo Branco foi detido esta terça-feira por suspeitas de violência doméstica contra Betty Grafstein. 

Bragança. Homem de 77 anos morre em acidente de trator na freguesia de Samil

Um idoso de 77 anos morreu esta terça-feira num acidente de trator na freguesia de Samil, concelho de Bragança, confirmou fonte dos bombeiros locais.

Governo demite diretor nacional da PSP

O diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) foi exonerdo pelo Ministério da Administração Interna (MAI), avançou o Diário de Notícias, esta segunda-feira.