Mais de 6.500 escolas encerradas desde 2002 - Confederação Independente de Pais

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 jun (Lusa) -- A Confederação Independente de Pais revelou hoje que, nos últimos 12 anos, já foram encerradas mais de 6.500 escolas em Portugal, classificando como uma "vergonha" a intenção de fechar no próximo ano letivo 311 estabelecimentos.

Em comunicado, a Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) diz estar "solidária com todos os pais dos alunos que vão ser vítimas do encerramento da sua escola", lamentando que os pais e as autarquias não tenham sido chamados a participar neste processo.

"Desde 2002 até hoje já foram encerradas mais de 6.500 escolas neste nosso país. Qual o futuro deste nosso país?", questiona a CNIPE.

A confederação afirma não haver qualquer estudo que prove que é positivo concentrar alunos em espaços como os centros escolares, recordando que muitos estudantes serão obrigados a grandes percursos de transportes e a acordar muito cedo para conseguirem estar na escola a horas.

"Todos os distritos estão a ser fustigados com encerramento de escolas e a CNIPE não pode estar de acordo, nem reconhece os critérios que estiveram subjacentes a estas decisões. (...) Mais uma vergonha do Sr. Ministro e sua equipa responsável pela educação em Portugal", refere a nota.

O distrito de Viseu é aquele onde se vão encerrar mais escolas do 1.º ciclo do ensino básico, já no próximo ano letivo, com 57 estabelecimentos a fechar portas, de acordo com a lista de 311 escolas já divulgada pelo Governo.

Entre os distritos mais atingidos pelos encerramentos estão também Aveiro e Porto, com 49 e 41 escolas a fechar em 2014-2015, respetivamente, de acordo com a lista de encerramentos divulgada pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC).

Lisboa e Bragança são os distritos onde encerram menos escolas -- duas em cada um dos distritos -- seguindo-se Faro e Viana do Castelo, com três encerramentos anunciados.

O processo de encerramento de escolas do 1.º ciclo está concluído, para 2014-2015, mas a "reorganização da rede irá prosseguir" no ano letivo seguinte, de acordo com o MEC.

ARP (IA) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

TAP cancela voos no dia 11 de dezembro devido a greve geral

A TAP está a cancelar voos no dia 11 de dezembro, dia em que está marcada uma greve geral em Portugal, e está a contactar os passageiros com alternativas, segundo um aviso no ‘site’ da companhia aérea.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.