Autarca de Chaves afirma "ter feito tudo" para que não encerrassem escolas

| Norte
Porto Canal / Agências

Chaves, 24 jun (Lusa) -- O presidente da Câmara de Chaves, António Cabeleira (PSD), afirmou hoje à Lusa "ter feito tudo" para que não encerrassem escolas no concelho, mas compreende a decisão do Governo.

"Apresentei diferentes propostas ao Governo para que não fechassem escolas em Chaves que, inicialmente, pretendia encerrar mais, mas tenho de compreender a decisão, dadas as escolas em causa", disse o autarca.

Segundo uma lista divulgada na segunda-feira pelo Ministério da Educação e Ciência, no concelho de Chaves encerram as escolas de Águas Frias, Curalha, Vidago e Vilar de Nantes.

António Cabeleira lembrou que na escola de Águas Frias, a 13 quilómetros de Chaves, não havia nenhum aluno da aldeia, eram todos transportados, por isso, é-lhes indiferente irem para outra localidade.

"A autarquia tinha de assegurar a manutenção de dois contentores - cantina e casa de banho -, por isso, gera-se poupança", explicou.

O encerramento da escola de Curalha, não tendo alunos suficientes para continuar a funcionar, adiantou, "não é grave" porque a aldeia está próxima da cidade, a cerca de sete quilómetros.

O autarca realçou que a escola de Vidago, na prática, já havia encerrado porque, no segundo período do ano letivo passado, os alunos já tinham transitado para o Agrupamento de Escolas da vila.

Nesse edifício, revelou, funciona agora um jardim-de-infância.

Quanto à escola de Vilar de Nantes, António Cabeleira realçou que estava a funcionar "muito próxima" de outra, por isso, fundiram-se numa só.

Admitindo não ser aquilo que pretendia, porque a vontade é que não fechasse nenhuma escola, o social-democrata assegurou que a câmara vai garantir transporte escolar, tal como já o fazia.

O presidente do município considerou que encerrar escolas com menos de 21 alunos em Lisboa não tem o mesmo significado que em zonas de baixa densidade, como é o caso de Chaves.

"Uma das minhas propostas era que o fecho de escolas tivesse em conta a realidade da densidade populacional das regiões, tal como aconteceu com a agregação de freguesias", frisou.

Na sua opinião, o país "nada ganha" com a perda de serviços públicos porque provoca o abandono do território e a "fuga" de pessoas.

O Ministério da Educação e Ciência anunciou no sábado que vai fechar 311 escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico e integrá-las em centros escolares ou outros estabelecimentos de ensino, no âmbito do processo de reorganização da rede escolar.

O distrito de Viseu é aquele onde se vão encerrar mais escolas do 1.º ciclo do ensino básico já no próximo ano letivo, concretamente 57, seguindo-se Aveiro e Porto, com 49 e 41, de acordo com a lista de encerramentos divulgada pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC).

"O novo ano letivo terá início em infraestruturas com recursos que oferecem melhores condições para o sucesso escolar. [Os alunos] estarão integrados em turmas compostas por colegas da mesma idade, terão acesso a recursos mais variados, como bibliotecas e recintos apropriados a atividades físicas e participação em ofertas de escola mais diversificadas", referiu a tutela em comunicado.

SYF (AMV) // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.