Rui Moreira deixa presidência da Associação Comercial do Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 28 jun (Lusa) -- Rui Moreira suspendeu hoje o seu mandato de presidente da Associação Comercial do Porto (ACP) "exclusivamente por uma questão ética" já que, com o intensificar da campanha eleitoral autárquica, não podia exercer da mesma forma o cargo.

O anúncio foi feito esta tarde por Rui Moreira, também candidato independente à Câmara do Porto, numa conferência de imprensa convocada para o Palácio da Bolsa, sede da ACP.

O presidente da ACP desde 2001 é substituído no cargo pelo vice-presidente da associação, Rui Ferreira Marques, como previsto nos estatutos.

"A decisão foi tomada exclusivamente por uma questão ética. Não sou remunerado, esta é uma instituição de direito privado. Nenhum sócio manifestou incómodo [com a candidatura à autarquia], eu é que entendi que, com a intensificação da campanha, não poderia exercer da mesma forma o cargo de presidente da ACP", esclareceu Rui Moreira na conferência de imprensa.

Alertando faltarem "três meses para as eleições autárquicas", Moreira justificou que, "por respeito aos interesses da ACP" entendeu não dever "confundir a campanha autárquica com a minha permanência na presidência da associação".

"Se, enquanto presidente da ACP, tivesse de tomar uma posição sobre determinado assunto, isso confundir-se-ia com a posição do candidato", explicou.

Depois das autárquicas, Rui Moreira voltará à ACP para "convocar eleições" mas para já não revela se a sua vontade é regressar.

"Veremos o contexto", notou, depois de vincar que "a decisão é acima de tudo dos associados".

Questionado pela Lusa à margem da conferência de imprensa, Moreira vincou não ter pretendido com a decisão deixar sinais para os outros candidatos, até porque nunca o faz.

"Não faço apreciações éticas sobre o comportamento dos outros candidatos, principalmente em assuntos subjetivos como este. Deixo um sinal para os meus associados, para os portuenses, para a minha família e para a minha consciência. Entendo que é assim que devo agir", afirmou.

A decisão foi anunciada três meses antes das eleições, o que tem "um significado" e "protege muito a associação".

Rui Moreira foi presidente da ACP desde 2001, tendo sido a 26 de junho de 2012 reeleito por unanimidade para o mandato de 2012/2013 (o 12.º) durante a Assembleia Geral Ordinária realizada naquele dia.

ACG/(TDI) // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

53 toneladas de tubarão-azul apreendidas pela GNR no Porto de Leixões

A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou esta quarta-feira a apreensão de 53 toneladas de carne de tubarão-azul, uma espécie protegida, no Porto de Leixões.

Agente imobiliária condenada a sete anos de prisão por burlas em Braga

O Tribunal de Braga condenou esta terça-feira a sete anos e três meses de prisão uma mediadora que burlou vários clientes em negócios de apartamentos, apoderando-se ilicitamente de mais de 63 mil euros.

Braga capital das cidades criativas coloca juventude no centro das atenções

A 16.ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco vai reunir, em Braga, de 1 a 5 de julho, 350 delegações de mais de 100 países e colocará a juventude no centro da discussão, foi esta quarta-feira anunciado.