Ucraniana que chegou ao Hospital São João "está estável", mas irá ser submetida a "várias cirurgias"

| Norte
Porto Canal

Uma ucraniana de 37 anos de idade que chegou ao Hospital de São João, no Porto, durante a madrugada desta sexta-feira, é uma doente que estava internada num hospital em Lviv com vários traumas resultantes de um acidente que sofreu no dia 22 de dezembro do ano passado. Em declarações ao Porto Canal, dois médicos que estão a acompanhar o processo, um especialista em urologia e outro em ortopedia, adiantaram que a doente "está estável", mas irá ser submetida "a várias cirurgias", um caminho longo de recuperação e estabilização.

Com a chegada a Portugal, verificou-se que o estado de espírito desta doente mudou radicalmente, nota-se que "está satisfeita num hospital que vai garantir a continuação do tratamento em segurança", contou um dos especialistas que está a acompanhar todo o processo.

Em conferência de imprensa, o Conselho de Administração do Hospital de São João, revelou que esta doente ucraniana "foi transportada da Polónia através de uma equipa de médicos do mundo" que asseguraram a viagem. O Presidente do Conselho de Administração adiantou ainda que "além de todos os tratamentos de reabilitação, o Hospital disponibiliza uma equipa de psicólogos não só para a doente como também para acompanharem a família".

Tal como a Viiktória, o Centro Hospitalar de São João tem disponíveis 140 camas para receber refugiados vindos da Ucrânia e até militares feridos.

+ notícias: Norte

Álvaro Santos, eleito presidente da CCDR-N, quer dar “início a um novo ciclo” no Norte

Álvaro Santos, nome indicado por PSD e PS para a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e que foi eleito, disse à Lusa que quer “dar início a um novo ciclo” na região.

APA dá parecer favorável condicionado à mina da Borralha em Montalegre

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu parecer favorável à mina da Borralha, em Montalegre, condicionado à apresentação de estudos e elementos e ao cumprimento de medidas e programas de monitorização, bem como de várias condicionantes.

Carla Costa nova vereadora na Câmara de Gaia após saída de Álvaro Santos

Carla Costa é a nova vereadora do executivo de Luís Filipe Menezes na Câmara de Gaia, ocupando o lugar deixado vago com a saída de Álvaro Santos, segunda-feira eleito presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.