Maria de Belém remete para domingo esclarecimentos sobre parecer da Jurisdição
Porto Canal / Agências
Porto, 19 jun (Lusa) -- A presidente do PS, Maria de Belém, remeteu hoje para domingo qualquer esclarecimento sobre o parecer da Comissão Nacional de Jurisdição do PS, que recusou o requerimento de António Costa.
"Sobre isso não vou falar, falarei nos órgãos do partido", afirmou Maria de Belém, acrescentando que se esclarecesse agora as implicações do parecer para a reunião de domingo "diria o que vai dizer" nesse dia.
A presidente do PS, Maria de Belém, falava à margem de um encontro entre os membros da autarquia de Vila Nova de Gaia e dirigentes do Partido Comunista da China.
A Comissão Nacional de Jurisdição do PS recusou hoje o requerimento de António Costa para diretas e congresso extraordinário invocando falta de fundamentação e a existência de pleno exercício do mandato dos órgãos nacionais e do secretário-geral.
Esta conclusão do órgão máximo de justiça dos socialistas surgiu na sequência de um pedido de parecer com caráter de urgência feito pela presidente do PS, Maria de Belém, sobre o requerimento do presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, e de um grupo de seus apoiantes, para a realização de eleições diretas para o cargo de secretário-geral e de um congresso extraordinário.
Esse requerimento deveria ser objeto de discussão e votação na reunião da Comissão Nacional do PS, que se realiza no domingo, em Ermesinde, mas a sua admissibilidade foi desde já recusada pelo órgão jurisdicional dos socialistas, através de um parecer ao qual a agência Lusa teve acesso.
LIL/SYF (PMF) // SMA
Lusa/Fim