Maria de Belém remete para domingo esclarecimentos sobre parecer da Jurisdição

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 19 jun (Lusa) -- A presidente do PS, Maria de Belém, remeteu hoje para domingo qualquer esclarecimento sobre o parecer da Comissão Nacional de Jurisdição do PS, que recusou o requerimento de António Costa.

"Sobre isso não vou falar, falarei nos órgãos do partido", afirmou Maria de Belém, acrescentando que se esclarecesse agora as implicações do parecer para a reunião de domingo "diria o que vai dizer" nesse dia.

A presidente do PS, Maria de Belém, falava à margem de um encontro entre os membros da autarquia de Vila Nova de Gaia e dirigentes do Partido Comunista da China.

A Comissão Nacional de Jurisdição do PS recusou hoje o requerimento de António Costa para diretas e congresso extraordinário invocando falta de fundamentação e a existência de pleno exercício do mandato dos órgãos nacionais e do secretário-geral.

Esta conclusão do órgão máximo de justiça dos socialistas surgiu na sequência de um pedido de parecer com caráter de urgência feito pela presidente do PS, Maria de Belém, sobre o requerimento do presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, e de um grupo de seus apoiantes, para a realização de eleições diretas para o cargo de secretário-geral e de um congresso extraordinário.

Esse requerimento deveria ser objeto de discussão e votação na reunião da Comissão Nacional do PS, que se realiza no domingo, em Ermesinde, mas a sua admissibilidade foi desde já recusada pelo órgão jurisdicional dos socialistas, através de um parecer ao qual a agência Lusa teve acesso.

LIL/SYF (PMF) // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.