TC português tem sido "bastante extremo" e dificultado a vida ao Governo - Klaus Regling

| Política
Porto Canal / Agências

Luxemburgo, 19 jun (Lusa) - O diretor do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) afirmou hoje que que o Tribunal Constitucional (TC) "não tem facilitado a vida ao Governo português" e tem tido um posicionamento "bastante extremo" quando comparado com outros tribunais europeus.

O diretor do MEE, Klaus Regling, falava durante uma conferência de imprensa conjunta com o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, no Luxemburgo, após o encontro anual do conselho de governadores do MEE, composto por todos os ministros das Finanças dos países da moeda única e que antecede a reunião de hoje à tarde do Eurogrupo.

Questionado sobre a opção do Governo português em abdicar da última 'tranche' do empréstimo da 'troika' (que incluía verbas do Fundo Monetário Internacional e do Fundo Europeu de Estabilização Financeira) e sobre a manutenção das taxas de juro nos mercados nas últimas semanas, o alemão considerou ser uma decisão compreensível dadas as circunstâncias, "dada a situação difícil" após o mais recente 'chumbo' do TC e a "situação positiva nos mercados".

Regling notou que "Portugal não tem tido problemas em financiar-se a taxas bastante razoáveis" e com taxas de 3,5% nos empréstimos a dez anos está a pagar "mais barato que o dinheiro dos empréstimos do FMI", considerando que a decisão de esperar pelas próximas decisões do TC para apresentar um novo conjunto de medidas é "satisfatória".

O responsável pelo fundo de resgate da zona euro referiu-se ainda ao TC, afirmando que este "não tem facilitado a vida do Governo português" ao chumbar, já por seis vezes, medidas do executivo e, apesar de dizer não estar "a criticar" aquele órgão, apontou-o como "bastante extremo" quando comparado com o de outros países.

Klaus Regling rejeitou ainda que exista uma "confiança cega" dos mercados em Portugal e que a ausência de uma reação negativa após a decisão do TC deve-se a uma certeza de que o executivo irá "apresentar novamente medidas de compensação".

Já o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, sublinhou que o Governo já disse estar "empenhado em tomar medidas" que compensem o 'chumbo' do TC e disse esperar "saber mais pormenores" pela ministra das Finanças portuguesa durante a reunião de hoje do Eurogrupo.

As três medidas declaradas inconstitucionais pelo TC no fim de maio, cortes salariais acima dos 675 euros, alteração ao cálculo das pensões de sobrevivência e aplicação de taxas de 5% sobre o subsídio de doença e de 6% sobre o subsídio de desemprego, valem cerca de 1.820 milhões de euros, enquanto as medidas do Orçamento Retificativo de 2014 que os juízes do Palácio Ratton ainda estão a avaliar, como o aumento dos descontos para a ADSE e o alargamento da Contribuição Extraordinária de Solidariedade sobre as pensões, valem 328 milhões de euros.

ATF// ATR

Lusa/FIm

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.