Pelo menos dois mortos e sete feridos em atentado à bomba no sul da Tailândia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banguecoque, 28 jun (Lusa) -- Pelo menos duas pessoas morreram e outras sete ficaram feridas hoje na sequência da explosão de um engenho artesanal numa das conturbadas regiões de maioria muçulmana do sul da Tailândia, indicaram fontes policiais.

O ataque, que as autoridades atribuíram ao movimento separatista islâmico, ocorre às primeiras horas do dia no distrito de Nathawee, na província de Songkhla.

A bomba, escondida dentro de um motociclo, foi ativada através de controlo remoto, segundo indicam as primeiras investigações oficiais.

Este novo ataque ocorre depois da ronda de negociações de paz que o Governo iniciou, em março, com Frente Revolucionária Nacional e a Organização para a Libertação de Pattani -- dois dos grupos insurgentes --, para pôr fim ao conflito que já causou cerca de 5.400 mortos nos últimos nove anos.

Os ataques com armas ligeiras, homicídios e atentados com recurso a explosivos nas províncias de Pattani, Narathiwat e Yala, acontecem a um ritmo quase diário, não obstante o destacamento para a região de aproximadamente 40 mil efetivos das forças de segurança.

Os rebeldes denunciam a discriminação que sofrem por parte da maioria budista do país e exigem o estabelecimento de um Estado islâmico que integre estas três províncias, que configuravam o antigo sultanato de Pattani, anexado pela Tailândia há um século.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Instituições europeias abrem portas para mobilização para eleições e celebração do Dia da Europa

As instituições da União Europeia estão a abrir as portas ao público em Bruxelas e outras cidades, com exposições e visitas especiais, para mostrar o trabalho da última legislatura e mobilizar a participação nas eleições de junho.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.