Pais dizem que fim dos isolamentos nas escolas é adequado

Pais dizem que fim dos isolamentos nas escolas é adequado
| País
Porto Canal com Lusa

A Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) considera que o fim do isolamento de alunos com colegas positivos na escola é adequada à atual situação da pandemia e pode trazer mais tranquilidade aos pais para o restante ano letivo.

"Parece-nos adequado e desejável, mediante o que são as novas normas. Não podemos esquecer que estamos praticamente todos vacinados (...) e muitos adultos já com dose de reforço", afirmou Jorge Ascensão, presidente da Confap.

Em declarações à agência Lusa, o responsável, que falava depois de a Direção-Geral da Saúde (DGS) ter esclarecido que as crianças que tenham um contacto com um caso positivo de covid-19 na escola não ficam em isolamento, lembrou que "há demasiado tempo que as crianças sofrem o impacto dos isolamentos".

"Estamos hoje muito focados no problema da infeção, que nem sempre é doença, e estamos a esquecer um pouco o impacto que tudo isto teve e tem ao nível da saúde de todos nós, particularmente as crianças, por não poderem ir à escola", afirmou.

A DGS alterou os critérios para os contactos de alto risco, que a partir de segunda-feira passam apenas a ser os coabitantes que não tenham esquema vacinal completo. No caso das crianças, enquanto não tiverem o esquema completo, apenas as que morem na mesma casa do caso positivo devem ficar em isolamento. As restantes, fazem um teste ao terceiro dia.

"É ajustado que a criança que está positiva tenha de isolar, mas as restantes não tem de isolar logo, mas sim fazer teste, e podem, se não estiverem positivas, continuar a sua vida nas escolas", afirmou Jorge Ascensão.

O dirigente da Confap lembrou ainda que muitas famílias sentem mais ansiedade e inquietude nos filhos, "alguns até parece que mudaram o comportamento" com o impacto dos isolamentos impostos pela pandemia de covid-19.

"Havia uma situação que criava incompreensão que era o facto de ser o delegado de saúde que decidia [sobre os isolamentos] e de, perante situações muito semelhantes, haver casos em que encerravam a escola, outros isolavam a turma, outros só um aluno ou um grupo de alunos. Havia alguma disparidade e os pais não compreendiam, independentemente de se aceitar que, mediante o contexto, houvesse situações diferentes", lembrou.

As aulas deverão recomeçar na segunda-feira em Portugal depois de ter sido alargado o período de férias do Natal de duas para três semanas como medida de combate à pandemia.

A covid-19 provocou em Portugal 19.029 mortes e foram contabilizados 1.499.976 casos de infeção, segundo os últimos dados da DGS.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.