Regulador financeiro da Alemanha multa Deutsche Bank em quase 9 ME

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 29 dez 2021 (Lusa) - O supervisor financeiro da Alemanha impôs uma multa de 8,66 milhões de euros ao Deutsche Bank por falhas relativas à taxa Euribor, segundo o comunicado hoje divulgado.

A informação indica que o banco não pôs em prática sistemas efetivos de prevenção e controlo para que os dados da Euribor sejam fiáveis e não haja manipulação.

O Deutsche Bank ainda pode recorrer da condenação.

As taxas Euribor (forma abreviada de European Interbank Offered Rate) são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário e o seu valor serve de referência a contratos financeiros.

Em Portugal, as taxas Euribor são o principal indexante nos contratos de crédito à habitação.

O Deutsche Bank já foi condenado anteriormente por manipulação da taxa Libor nos Estados Unidos e no Reino Unido. Em 2015 aceitou pagar uma multa de 2,51 mil milhões de dólares às autoridades norte-americanas e britânicas para escapar a ações penais relacionadas com a manipulação das taxas interbancárias, incluindo a Libor.

Em 2018, o alemão Deutsche Bank vendeu o seu negócio de banca de retalho em Portugal ao espanhol Abanca.

Mesmo com a venda da operação de retalho, o Deutsche Bank mantém presença em Portugal, através da sucursal Deutsche Bank Portugal, que desenvolve atividade ao nível da banca corporativa e de investimento, incluindo com serviços bancários a empresas nacionais e estrangeiras e ao Estado.

IM // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.