Mundo inteiro reza por Mandela -- Ban Ki-moon

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nova Iorque, 27 jun (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, afirmou, esta quarta-feira, que o mundo inteiro reza pelo antigo Presidente sul-africano Nelson Mandela, "um dos gigantes do século XX", que luta contra a morte.

Ban Ki-moon qualificou Mandela de "um dos gigantes do século XX" pelo seu papel de líder contra o apartheid na África do Sul, durante uma receção em Nova Iorque do 50.º aniversário da Organização da Unidade Africana (OUA), antecessora da atual União Africana.

"Eu sei que os nossos pensamentos e orações são para Nelson Mandela, a sua família e entes queridos, todos os sul-africanos e para as pessoas que foram inspiradas pela sua vida notável e pelo seu exemplo em todo o mundo", realçou Ban Ki-moon.

"Vamos mostrar a mesma convicção e a mesma motivação para trabalhar para o bem-estar e para um futuro melhor para todos os africanos", continuou o secretário-geral da ONU.

Nelson Mandela, 94 anos, está hospitalizado desde 08 de junho em Pretória. O seu estado de saúde agravou-se no fim de semana.

O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, cancelou na noite de quarta-feira a sua visita a Moçambique depois de ter ido visitar Mandela ao hospital.

FV // DM.

Lusa/ Fim

+ notícias: Mundo

Hamas aceita proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza

O movimento islamita Hamas anunciou esta segunda-feira ter aceitado uma proposta de cessar-fogo, mediado pelo Egito e pelo Qatar, para suspender a guerra de sete meses com Israel na Faixa de Gaza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.