Metropolitana faz hoje 22 anos com concertos no Centro Cultural de Belém

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 jun (Lusa) - A Associação Música, Educação e Cultura (AMEC-Metropolitana) celebra hoje 22 anos, com um dia de concertos gratuitos, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, sob o lema "Uma Orquestra, Três Escolas".

Atuam, a partir das 14:00, diferentes formações da Metropolitana, da orquestra clássica aos ensembles, passando pela orquestra de sopros e a Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML), que é o "cartão-de-visita" do projeto AMEC, disse à Lusa o seu diretor executivo, António Mega Ferreira.

O Duo de Percussões da Metropolitana, constituído por Agostinho Sequeira e Rodrigo Azevedo, tocam obras de Casey Cangelosi, Jacob TV e Robert Marino.

Das apresentações fazem parte as classes de piano e cravo, com Sofia Mariz, no terceiro andamento da Sonata n.º 11, de Mozart, Joana Braz, na "Valse ancienne", de Charles Hervé, e Victória Gonçalves, também em Hervé, com "Coelhinho branco" e "Tamborim".

Nesta apresentação participam mais 23 músicos, entre os quais Matilde Cristóvão, Margarida Almeida e Silva, André Milheiro, Guilherme Ferreira e Rita Patena Forte.

Alunos da Metropolitana protagonizam vários concertos de música de câmara e ainda um concerto pelo Coro da Metropolitana, com as orquestras Piccola, Juvenil, Clássica e da Casa Pia.

O programa inclui um concerto pela Orquestra Juvenil Metropolitana sob a direção de Jorge Camacho, em que serão interpretadas obras de Johann Christian Bach e Maurice Ravel.

A Orquestra Clássica Metropolitana e a Orquestra Académica Metropolitana, sob a direção do maestro Jean-Marc Burfin, avançará até Béla Bartók.

No fecho do programa, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direção de Pedro Amaral, interpretaraá a Sinfonia n.º 38, "Praga", de Mozart.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.