Câmara de Lisboa quer contratar 50 novos sapadores bombeiros

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 09 jun (Lusa) -- A Câmara de Lisboa vai pedir autorização à Assembleia Municipal para contratar 50 novos sapadores bombeiros para a cidade, segundo uma proposta que vai à reunião camarária na quarta-feira.

Na proposta, assinada pelo vice-presidente, Fernando Medina, e pelo vereador da Segurança, Carlos Castro, pode ler-se que no mapa de pessoal da autarquia para 2014 estavam previstos 1.112 postos de trabalho, dos quais, atualmente, apenas 797 se encontram ocupados.

Prevê-se ainda que, até 2016, se reformem 60 bombeiros.

"Do dimensionamento do mapa de pessoal para a carreira de bombeiro sapador resultam 315 postos de trabalho vagos, dos quais 248 lugares correspondem à categoria de bombeiro sapador", indica a proposta.

Os vereadores defendem ainda que há uma necessidade "evidente e urgente" de recrutar trabalhadores para "colmatar a carência existente na prevenção do risco de incêndio e socorro à cidade de Lisboa".

Apesar desta intenção da Câmara de Lisboa, o Sindicato dos Trabalhadores dos Município de Lisboa mantém a decisão de avançar com uma greve de 24 horas nos Sapadores Bombeiros para contestar vários problemas, entre eles, a falta de pessoal.

"Esses 50 só estão operacionais daqui a dois anos. Não resolvem os problemas. E esta nossa reivindicação já tem anos", disse Vítor Reis à Agência Lusa.

MCL // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.