Presidente francês presta "homenagem da nação" às vítimas civis do Desembarque aliado

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caen, França, 06 jun (Lusa) - O presidente francês, François Hollande, prestou hoje "a homenagem da nação" às 20.000 vítimas civis, às famílias "que conheceram o caos" durante a Batalha da Normandia, na primeira cerimónia do 70.º aniversário do Desembarque aliado.

Este é o primeiro reconhecimento oficial dos cerca de 20.000 mortos entre 06 de junho e 22 de agosto de 1944. A região só ficou definitivamente livre do domínio nazi a 12 de setembro.

"Quero hoje, neste 70.º aniversário, que a homenagem da nação possa dirigir-se a todos, civis e militares (...). Quero que o papel dos normandos seja reconhecido", declarou o chefe de Estado num discurso proferido no Memorial de Caen.

"Iniciada pouco depois da meia-noite, com tumulto e fogo, esta dia (de 06 de junho) terminou com sangue e lágrimas, lágrimas de dor, lágrimas de alegria, no final de 24 horas que mudaram o mundo e marcaram para sempre a Normandia", lembrou Hollande.

"Esta batalha foi também a dos civis", insistiu, prestando homenagem "às famílias que conheceram o caos e a metralha".

François Hollande recordou "os refugidos escondidos nas caves, nas minas, nas igrejas e nos monumentos, como na abadia dos homens, em Caen".

"A solidariedade organiza-se (...) homens e mulheres, de todas as idades e condições, lutam contra a morte para socorrer feridos, limpar escombros, acolher os feridos", disse.

O chefe de Estado francês chegou ao memorial de Caen a bordo de um helicóptero. Antes de discursas, depôs uma coroa de flores e trocou algumas palavras com testemunhas civis do Desembarque e dos combates que se seguiram.

Hollande inaugurou também um momento dedicado ao sofrimento e sacrifício da população normanda.

Líderes mundiais, como os presidentes norte-americanos e russo, Barack Obama e Vladimir Putin, respetivamente, bem como a chanceler alemã, Angela Merkel, estão nas praias da Normandia para homenagear os soldados que participaram no Desembarque há 70 anos.

Cerca de 1.800 veteranos das praias de Omaha e Utah participam nas comemorações.

EJ // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.