António Costa insiste nas acusações de irresponsabilidade e insensibilidade social da Galp no fecho da refinaria de Matosinhos

António Costa insiste nas acusações de irresponsabilidade e insensibilidade social da Galp no fecho da refinaria de Matosinhos
| Política
Porto Canal

António Costa, Primeiro-Ministro português, voltou, num artigo de opinião no jornal Público, desta quarta-feira, a abordar o tema do encerramento da GALP em Matosinhos e explica que a empresa devia ter utilizado o fundo de transição justa e a legislação para proteção dos trabalhadores e do futuro do território. António Costa diz que todo este processo deve servir de exemplo para todas as empresas que irão passar por situações semelhantes.

 

No artigo de opinião, António Costa insiste nas acusações de irresponsabilidade e insensibilidade social por parte da Galp, discurso que começou na passada terça-feira.

+ notícias: Política

Presidente da República apela a solidariedade institucional que garanta estabilidade em 2025

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou para a necessidade de solidariedade institucional e cooperação estratégica em 2025, que garanta que o país tem estabilidade e previsibilidade.

As reações dos partidos à mensagem de Ano Novo do Presidente da República

Após a tradicional mensagem de Ano Novo do presidente da Presidente da República, os partidos com assento parlamentar reagiram às palavras de Marcelo Rebelo de Sousa. O PSD assinala “especial sintonia” entre mensagens de PR e PM, o PS partilha das preocupações de Marcelo mas não confia no Governo para as resolver. Já o Chega queria ter ouvido falar de saúde e insegurança, o Iniciativa Liberal critica "grande ausência" da reforma do Estado, o Bloco de Esquerda estranha que PR esqueça saúde e educação públicas, habitação e “genocídio” em Gaza. Já o PCP diz que é preciso "paz e cooperação", o Livre classifica a mensagem como "muito derrotista", o PAN espera que Montenegro dê ouvidos a "recados" de PR e o CDS diz que é fundamental haver triunfo do bom senso.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.