Ministério Público investiga suspeitas de corrupção na atribuição de vistos "gold"

Ministério Público investiga suspeitas de corrupção na atribuição de vistos "gold"
| País
Porto Canal

A Procuradoria-Geral da Republica confirmou hoje que o Ministério Publico, em conjunto com a Polícia Judiciária, está a investigar suspeitas de corrupção na atribuição de vistos "gold", disse à Lusa fonte da PGR.

De acordo com a fonte, o Ministério Público esclarece que "procede a investigações relacionadas" com eventuais "suspeitas de corrupção na atribuição de vistos gold", mas que, de momento, "não existem arguidos constituídos".

O jornal Correio da Manhã e a revista Sábado noticiam hoje a existência de "suspeitas de luvas nos vistos de Portas" e "suspeitas de corrupção em dois ministérios".

Revela a revista que estão também a ser investigados outros altos quadros dos ministérios da Justiça, da Administração Interna, do SEF, elementos do Serviço de Informação de Segurança (SIS) e várias empresas imobiliárias.

De acordo com a revista Sábado, o Departamento Central Investigação e Ação Penal e a Unidade Nacional de Combate à Corrupção estão a investigar António Figueiredo, presidente do Instituto dos Registos, no âmbito de um inquérito sobre a atribuição dos chamados vistos gold a cidadãos estrangeiros que, por exemplo, comprem imoveis em Portugal por mais 500 mil euros.

Ainda segundo a revista, a investigação está envolta em polémica interna, uma vez que alguns dos alvos do inquérito terão descoberto já este ano que estavam a ser investigados. Por causa disso, revela a Sábado, a procuradora Susana Figueiredo terá mandado investigar esta alegada quebra de confidencialidade.

+ notícias: País

Ribau Esteves defende clarificação da contiguidade urbana nos solos rústicos

O vice-presidente da associação nacional de municípios Ribau Esteves defendeu, no parlamento, que a construção em solos rústicos das reservas agrícola e ecológica deve ser clarificada na contiguidade urbana, ou os custos recairão sobre as autarquias.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.