Governo assegura que foram seguidos todos procedimentos previstos com cidadão chinês

| Mundo
Porto Canal / Agências

Santarém, 22 mar (Lusa) -- O ministro da Administração Interna assegurou hoje, em Santarém, que foram seguidos todos os procedimentos previstos no caso do cidadão chinês com visto "gold" sob o qual pende um mandado de captura internacional emitido pela Interpol.

"Tanto quanto é minha informação a autorização foi concedida em outubro de 2013, sendo que a emissão do título ocorreu em janeiro deste ano. Houve um lapso de tempo entre a autorização concedida e a emissão do título, coisa que é razoavelmente frequente, e, quer à data em que foi concedida autorização, quer na data em que foi emitido o título, não constava nas bases de dados policiais nacionais e internacionais que o SEF tem que consultar nenhum pedido de mandado internacional em relação a esse cidadão", afirmou Miguel Macedo.

O ministro assegurou que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) segue todos os procedimentos previstos na lei, avaliando "com exigência e rigor" cada um dos casos, o que exemplificou com os 11 pedidos recusados até ao momento.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras emitiu hoje um comunicado no qual afirma que os procedimentos de atribuição dos vistos 'gold' seguem "com rigor" os mecanismos de segurança e que, neste caso, a data de emissão do mandado de detenção internacional pela Interpol é de fevereiro de 2014, posterior à emissão do visto.

Na sexta-feira, um cidadão chinês com autorização de residência em Portugal ao abrigo do programa de vistos dourados foi detido pela Polícia Judiciária com base num mandado de captura internacional emitido pela Interpol.

Fonte da Polícia Judiciária adiantou à Lusa que o mandado de captura internacional emitido pela Interpol foi pedido pelas autoridades da China, que procura o cidadão detido em Portugal por crimes de burla.

De acordo com a Rádio Renascença, o cidadão detido terá comprado uma casa de luxo na zona de Cascais com dinheiro ilícito resultante dos crimes cometidos na China.

O homem detido terá cerca de 40 anos, está em Portugal desde o final do ano passado e terá sido presente na sexta-feira a interrogatório no Tribunal da Relação.

MLL (ARP/IMA/ALU) // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.