Kalle Rovanperä vence Rali da Acrópole, Ogier reforça liderança do Mundial

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Atenas, 12 set 2021 (Lusa) -- O finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris) venceu hoje o Rali da Acrópole, na Grécia, nona prova do Campeonato do Mundo, em que o francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris) foi terceiro e aumentou a vantagem na liderança do Mundial.

Rovanperä, que ascendeu à liderança da prova na sexta-feira, terminou com o tempo de 3:28.24,6 horas, deixando o estónio Ott Tänak (Hyundai i20) em segundo lugar, a 42,1 segundos, com Ogier em terceiro, já a 1.11,3 minutos do vencedor.

Rovanperä, que está a três semanas de cumprir 21 anos, venceu pela segunda vez no Mundial de ralis, depois de se ter tornado o mais novo de sempre a ganhar uma prova do campeonato, quando venceu o Rali da Estónia, em julho.

Hoje, o filho do antigo piloto Harri Rovanperä entrou ao ataque e venceu a primeira especial do dia.

Com uma vantagem superior a 40 segundos, não baixou o ritmo e concluiu o rali perfeito, ao vencer também a 'power stage' final, arrecadando os cinco pontos extra para o campeonato.

"Não estava muito confortável quando vim para aqui, mas mostrei que, agora, as coisas estão a correr bastante bem para nós e que podemos puxar a sério", frisou o vencedor.

Ogier aproveitou as falhas mecânicas que atingiram o Toyota Yaris do britânico Elfyn Evans e o Hyundai i20 do belga Thierry Neuville, na sexta-feira, para alargar ainda mais a vantagem no comando do campeonato, chegando aos 180 pontos.

"Atingimos o objetivo que tínhamos para esta prova, que passava por manter a liderança do campeonato, e ainda a alargámos", comentou o francês.

Evans tem agora 136 pontos, contra 130 de Neuville e 129 de Rovanperä, que entrou na luta pelo vice-campeonato.

Entre os construtores, a Toyota tem 397 pontos, contra 340 da Hyundai e 153 da Ford.

A próxima prova do Mundial de 2021 será o Rali da Finlândia, de 01 a 03 de outubro.

 

AGYR // RPC

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

Victória Alves: "Vamos fazer de tudo para sermos campeãs"

Ambição é palavra de ordem para Victória Alves antes do que pode ser o jogo do título (domingo, 17h00).

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.