Cem operacionais combatem incêndio em Vila Pouca de Aguiar

Cem operacionais combatem incêndio em Vila Pouca de Aguiar
| País
Porto Canal com Lusa

Cerca de 100 operacionais e três meios aéreos combatem um incêndio em Soutelo de Matos, Vila Pouca de Aguiar, que entrou numa zona de pinheiro bravo e de declive acentuado, disse fonte da Proteção Civil.

O comandante distrital de operações de socorro (CODIS) de Vila Real, Álvaro Ribeiro, explicou à agência Lusa que o incêndio decorre numa "zona de declive muito acentuado, no sopé da serra do Minhéu", e que o "vento está a contribuir para a velocidade de propagação".

De acordo com o responsável, o fogo entrou numa área de "povoamento muito denso", de pinheiro bravo, o que está "a criar algumas dificuldades" aos operacionais.

Para o terreno, segundo Álvaro Ribeiro, "estão a ser projetados mais meios terrestres e meios aéreos", estando a operar um helicóptero pesado e dois aviões médios.

De acordo com a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 17:30 estavam mobilizados para este incêndio cerca de 100 operacionais e 27 viaturas.

O fogo teve início pelas 23:25 de domingo, numa zona de mato da localidade de Soutelo de Matos, freguesia de Pensalvos e Parada de Monteiros e pelas 01:00 entrou em fase de resolução, tendo-se verificado uma reativação às 15:30 de hoje.

"A tendência é o vento perder força e, nesse caso, termos alguma janela de oportunidade para atacar o incêndio", referiu o comandante distrital.

+ notícias: País

Restaurantes têm dois meses para deixar de vender copos de plástico de uso único

Os estabelecimentos comerciais de bebidas e restaurantes de Lisboa vão dispor de 60 dias para começaram a aplicar as regras que proíbem a venda para fora de copos de plástico de utilização única, após o que arriscam ser multados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.