Moçambique: Terroristas em Cabo Delgado mantêm as suas forças e capacidades intactas

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 15 ago 2021(Lusa) -- Especialistas alertaram que os terroristas em Cabo Delgado, norte de Moçambique, "têm muito boa informação" e por isso retiraram-se de Mocímboa da Praia antes de as tropas moçambicanas e ruandesas chegarem no último domingo, mantendo as forças "intactas".

"Devemos ter presente que os insurgentes têm muito boa informação, boa inteligência, e estavam já bem informados sobre o que estava para acontecer, quer em relação ao Ruanda quer ao que está a ser preparado no âmbito da SADC" (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, na sigla em inglês), sublinhou Jasmine Opperman, investigadora da ACLED - Armed Conflict Location and Event Data Project, uma organização não-governamental especializada na recolha, análise e mapeamento de dados relativos a conflitos.

"Recorde-se que apreenderam muitos veículos e que têm os meios para se deslocar rapidamente. Por isso, quando as forças moçambicanas e ruandesas chegaram, não houve batalha, não houve quaisquer combates", acrescentou.

Para esta analista, "a explicação é óbvia: a maior parte dos insurgentes tinha saído, dividiram-se em grupos pequenos e dispersaram-se na região".

"Tenho a sensação de que preparam alguma coisa, mas não quero ir por aí", comentou.

Em causa está o anúncio, no domingo passado, da reconquista da vila de Mocímboa da Praia, considerada por muitos a "base" dos grupos insurgentes que têm protagonizado ataques armados em Cabo Delgado desde 2017.

A operação foi conduzida por uma força conjunta que integra militares de Moçambique e do Ruanda, país africano que tem, desde o início de julho, cerca de mil militares e polícias em Cabo Delgado para apoiar Moçambique na luta contra os grupos armados.

As primeiras imagens divulgadas pela imprensa moçambicana mostravam uma vila quase fantasma e com várias infraestruturas destruídas, nomeadamente hospitais, escolas e empresas, além das instalações do porto e do aeroporto.

Eric Morier-Genoud, investigador e professor de História de África na Queen's University, em Belfast, faz uma leitura semelhante à de Opperman. Diz que os insurgentes se retiraram porque "fizeram uma avaliação, perceberam que não valia a pena combater e retiraram-se".

"Há a notícia de 33 homens mortos, mas infelizmente não apanharam nenhum dos chefes da insurgência na retomada de Mocímboa da Praia, que era tida como a capital dos insurgentes", sublinhou ainda Morier-Genoud.

Para este investigador e analista, "há dois factos importante a notar na retomada de Mocímboa: um é que a insurgência continua intacta e outro é que os seus meios também".

"Portanto, temos a vila recuperada, mas a situação militar e o equilíbrio das forças continuam os mesmos, por enquanto", acrescentou.

Grupos armados aterrorizam a província de Cabo Delgado desde 2017, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Na sequência dos ataques, há mais de 3.100 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED, e mais de 817 mil deslocados, segundo as autoridades moçambicanas.

APL // JH

Lusa/fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.