Ex-patrão chinês da EDP assume cargo de vice-governador provincial

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 02 jun (Lusa) - Cao Guangjing, ex-presidente da China Three Gorges, o maior acionista da EDP, assumiu o cargo de vice-governador da provincia de Hubei, no centro do país, anunciou o governo municipal no fim-de-semana.

A nomeação de Cao Guangjing, referida desde a sua saída da China Three Gorges, em março passado, foi aprovada na última sessão da Assembleia Popular de Hubei, segundo um comunicado da reunião difundido no portal do governo provincial.

O antigo patrão chinês da EDP é um dos sete vice-governadores de Hubei, a província onde se encontra a Barragem das Três Gargantas, com cerca de o dobro da superfície de Portugal e mais de 60 milhões de habitantes.

Cao Guangjing saiu da presidência da China Three Gorges depois de a Comissão Central de Disciplina do Partido Comunista Chinês ter detetado "irregularidades" na gestão da empresa, nomeadamente "abuso de poder em licitações e contratos de projetos" e "ineficiências na comunicação entre funcionários com cargos importantes".

"A mudança de quadros entre as grandes empresas estatais e instituições governamentais é um fenómeno muito comum na China. É um passo normal na carreira dos quadros dirigentes chineses", disse na altura Cao Guangjing em declarações à agência Lusa.

Cao Guangjing, 50 anos, é também membro suplente do Comité Central do Partido Comunista Chinês.

Lu Chun, um quadro ligado à construçao e gestão da Barragem das Três Gargantas, é o novo presidente da China Three Gorges. O diretor-geral da empresa também mudou, com Chen Fei a ser subsituido por Wang Lin.

A China Three Gorges tornou-se o maior acionista da EDP (Energias de Portugal) em 2012, depois de ter pago 2,7 mil milhões de euros por 21,35% do capital da elétrica portuguesa.

Foi um dos maiores investimentos chineses na Europa e o início de uma nova era nas relações económicas luso-chinesas.

A participação no capital da EDP detida pela China Three Gorges foi comprada ao Estado português na sequência de um processo de privatização a que concorreram também duas empresas brasileiras e uma alemã.

AC // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.