Violência no Iraque provoca cerca de 800 mortos em Maio

Violência no Iraque provoca cerca de 800 mortos em Maio
| Mundo
Porto Canal

Um total de 799 pessoas morreram durante o mês de maio no Iraque em atos de violência e em atentados, sem incluir os mortos em combates na província ocidental de Al Anbar, informou hoje a missão da ONU no país (UNAMI).

A maioria das vítimas neste período, sendo 603 civis. Dos 1.409 feridos, 1.108 também são civis, segundo o comunicado da UNAMI.

A província mais afetada foi Bagdad, onde se registaram 315 mortos e 617 feridos.

Estes dados não incluem as vítimas dos confrontos entre o exército e os grupos extremistas que se registam em Al Anbar desde o início do ano.

A UNAMI referiu na nota que os dados da Direção de Saúde de Al Anbar apontam 195 mortos e 499 feridos no mês de maio na província, nas cidades de Fallujah e Ramadi.

O representante da ONU para o Iraque, Nikolai Mladenov, lamentou estes níveis de violência e instou os líderes políticos a formarem um "governo inclusivo no prazo constitucional e procurar uma solução para a crise de al Anbar".

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.