Prémio Pessoa 2013 vai ser entregue na segunda-feira à cientista Maria Manuel Mota

| País
Porto Canal / Agências

Lisbao, 29 mai (Lusa) - A cerimónia de entrega do Prémio Pessoa 2013 à cientista Maria Manuel Mota vai realizar-se na segunda-feira, às 19:00, na Culturgest, em Lisboa, com a presença do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, anunciou hoje a organização.

Também vão estar presentes, além de Francisco Pinto Balsemão, presidente do Grupo Impresa e presidente do júri, personalidades responsáveis do Governo e outras figuras da política, da ciência e da cultura.

Entre os convidados vão estar a procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, o presidente do Tribunal de Contas e do Centro Nacional de Cultura, Guilherme de Oliveira Martins, o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, assim como os ministros adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, e da Educação e Ciência, Nuno Crato.

Os antigos ministros das Finanças João Salgueiro e Eduardo Catroga, Francisco de Lacerda, presidente dos CTT, e Miguel Horta e Costa, vice-presidemte do Banco Espírito Santo de Investimento, são outras personalidades anunciadas pela organização.

O vencedor desta 27.ª edição do Prémio Pessoa, no valor de 60.000 euros, foi anunciado em dezembro do ano passado, no Palácio dos Seteais, em Sintra.

A galardoada foi a cientista Maria Manuel Mota, de 42 anos, licenciada pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que tem vindo a desenvolver estudos sobre a malária.

Na altura, o júri destacou, sobre a investigadora do Instituto de Medicina Molecular, o "empenho entusiástico no que se pode chamar de cidadania da ciência", uma vez que é também fundadora e presidente da Associação Viver a Ciência, que "tem como objetivo encorajar a filantropia em Portugal".

O júri foi ainda constituído por Fernando Faria de Oliveira, ex-ministro do Comércio e Turismo, o sociólogo António Barreto, Diogo Lucena, ex-administrador da Fundação Gulbenkian, o arquiteto Eduardo Souto de Moura e o neurocirurgião João Lobo Antunes.

O elenco de jurados integrou também o ex-Presidente da República Mário Soares, o historiador de arte José Luís Porfírio, Maria de Sousa, catedrática de imunologia, o professor do Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa, Rui Magalhães Baião, o musicólogo Rui Vieira Nery e o catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Viriato Soromenho Marques.

AG (SS) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.