CPLP: Guiné Equatorial quer novo avanço económico na organização

| Economia
Porto Canal com Lusa

Luanda, 16 jul 2021 (Lusa) -- O ministro dos Assuntos Exteriores das Guiné Equatorial defendeu hoje que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) deve apostar na cooperação económica, mostrando disponibilidade de Malabo em reforçar as parcerias nesta área.

"Realizámos um encontro económico. Há muita coisa por fazer. Somos uma família que tem de cooperar mais", afirmou à Lusa Simeón Oyono Esono Angue, à margem do Conselho de Ministros da CPLP, que hoje decorre na capital angolana, Luanda.

"A Guiné Equatorial quer trazer esse debate para a discussão. Podemos aumentar os nossos laços e os investimentos", afirmou o governante, que está na cimeira em representação de Teodoro Obiang Nguema, Presidente desde 1979.

"Somos países muito diferentes, mas é dialogando que podemos todos crescer", acrescentou Simeón Oyono Esono, que elogiou o perfil de funcionamento da CPLP.

Trata-se de "uma comunidade que oferece muitas oportunidades para os países. Uma comunidade que trabalha para crescimento económico", explicou.

A reunião de hoje do Conselho de Ministros antecede a XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, que se realiza no sábado, também em Luanda.

Integram a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

PJA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.