Covid-19: Vacinação dos jogadores do futebol profissional arranca na sexta-feira

| País
Porto Canal com Lusa

Porto, 08 jul 2021 (Lusa) - O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou hoje que os jogadores da I e II Liga nacionais vão começar a ser vacinados contra a covid-19 a partir desta sexta-feira.

"É um processo que só foi possível porque a tutela da Saúde teve a capacidade de perceber a importância do futebol. Iremos começar pelas equipas que estarão nas competições internacionais e continuaremos até aos planteis da II Liga", disse Pedro Proença.

O líder da LPFP explicou que o processo vai abranger não só os jogadores, mas também as equipas técnicas e os restantes staffs das sociedades desportivas.

Com esta ação, a LPFP pretende que o mundo de futebol seja um exemplo e um incentivo para que as gerações mais jovens também recebam a vacina, tendo para isso operacionalizando uma campanha de sensibilização denominada 'Tu estás em jogo: vacina-te!'

A iniciativa, feita em parceira com o Governo e a 'Task-Force' para a vacinação, será dirigida às faixas etárias mais novas, recorrendo a diversos elementos de comunicação (imagens e vídeo) de apelo à participação em processos de vacinação e testagem contra a covid-19.

"Esta é uma campanha que o futebol faz, aproveitando a sua notoriedade, para convencer aqueles que ainda não estão dispostos a cumprir o dever de cidadania a se vacinarem. Será dedicada a uma faixa mais nova, eventualmente mais resistente ao plano de vacinação", disse Pedro Proença.

A iniciativa foi apresentada antes da cerimónia dos sorteios da época 20201/21 do futebol profissional, que hoje decorreu no Porto, e onde esteve presente o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, que valorizou o trabalho da LPFP.

"Desde cedo, no início da pandemia, sempre cooperamos com a LPFP para articular a continuidade das competições e a testagem massiva dos atletas. Esta campanha de sensibilização dos jovens é mais um desses momentos de cooperação e articulação", disse António Lacerda Sales.

O governante acredita que com o contributo desta sensibilização à vacinação "os jovens vão poder aproximar-se de um normalizar as suas vidas", mas não deixou certezas sobre o regresso do público aos estádios na próxima época desportiva.

"Temos trabalhado muito nesta matéria com a LPFP e a Secretaria de Estado do Desporto, mas temos de ser cautelosos. Temos de gerir o equilíbrio entre a evolução epidemiológica e o normalizar a nossa vida coletiva. Vamos continuar a trabalhar nisso, atentos ao número de contágios, de vacinação e da matriz de risco. Certamente tomaremos as decisões certas", disse António Lacerda Sales.

Já o secretário de Estado do Desporto e Juventude mostrou confiança que com o contributo do futebol o combate à pandemia e o incentivo à vacinação vão ganhar terreno.

"Chegada a vez de os jovens serem vacinados, é fundamental que estes cumpram a sua parte e estejam disponíveis para o processo. Poder utilizar os símbolos inspiradores do futebol e dos jogadores será magnifico", disse João Paulo Rebelo.

Quem também esteve presente no lançamento desta campanha foi o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, coordenador da 'Task-Force' para a vacinação, que mostrou confiança na vontade dos mais jovens em serem inoculados.

"Estamos a ver luz ao fundo do túnel, mas temos de fazer um esforço final. Este é um ato simbólico, mas com ajuda da LPFP apelamos para que todos os jovens venham ao processo de vacinação e nos ajudem a que o país avance no combate à pandemia", concluiu o militar.

JPYG // NFO

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.