Recurso ao Serviço de Urgência do São João "explosivo e preocupante"

Recurso ao Serviço de Urgência do São João "explosivo e preocupante"
| Norte
Porto Canal com Lusa

O recurso ao Serviço de Urgência do Hospital de São João, Porto, sofreu "em poucos dias" um aumento de 40% de casos suspeitos covid-19, padrão que o médico Nelson Pereira descreveu hoje à Lusa como "explosivo e muito preocupante".

"Estamos a experienciar, no Serviço de Urgência, o mesmo fenómeno que observámos na primeira e na segunda vagas que foram as mais significativas na região Norte", disse o diretor da Unidade Autónoma de Gestão (UAG) de Urgência e Medicina Intensiva do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), Nelson Pereira.

E aos "cerca de 40%" de aumento do número de doentes suspeitos que estão a recorrer ao Serviço de Urgência deste hospital do Porto, o responsável acrescenta preocupação com a subida da taxa de positividade.

"Passou de 1% a 2% - algo que vínhamos mantendo nos últimos meses de forma muito estável -- para cerca de 15% nos últimos cinco dias. E está em crescimento", disse o médico.

Em jeito de alerta quer para as estruturas que têm como missão dar resposta quando existe um caso suspeito quer para a população, Nelson Pereira também alertou para "a mudança muito rápida do padrão de procura" que diz estar a assistir na região Norte e contou que o dia de hoje foi "paradigmático" nesse aspeto face aos relatos que foram feitos pelos doentes.

"O crescimento parece estar a ser explosivo e as estruturas que tiveram montadas para dar resposta a estas situações talvez estejam agora um bocadinho perras e com dificuldade em acompanhar este crescimento rápido. Mas ou se agarra o processo desde o princípio e se põe um travão, ou a situação dispara e o problema torna-se cada vez mais complexo", referiu.

Em causa, por exemplo, os cuidados de saúde primários e a linha SNS14.

À Lusa, Nelson Pereira contou que vários doentes chegaram ao Hospital de São João a contar que procuraram ajuda junto do médico de família devido ao aparecimento de sintomas, mas nas ADR [Áreas dedicadas a Doentes Respiratórios] só existia vaga dentro de dias.

"Isso é insustentável", considerou o diretor da UAG do CHUSJ.

+ notícias: Norte

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.