Covid-19: Sociedade de Gestão de Saúde pede abertura generalizada de inscrição para vacina

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 jun 2021 (Lusa) -- A Sociedade Portuguesa de Gestão de Saúde (SPGS) apelou hoje à abertura imediata da possibilidade generalizada de inscrição para a vacina contra a covid-19, lembrando que os mais novos são os que têm maiores possibilidades de contágio.

Em comunicado, a SPGS sublinha a urgência de agilizar mais a vacinação e recorda que, no Reino Unido, onde a taxa de vacinação já é muito avançada, "a variante Delta tem maior capacidade de produzir doença que as variantes anteriores, é muito mais transmissível".

Apesar de insistir que "as vacinas continuam a proteger de doença grave", a SPGS lembra que são "progressivamente menos eficazes ao longo do tempo" e insiste que as faixas etárias mais baixas são as que apresentam maiores possibilidades de contágio e as que "terão maior relutância a serem vacinados".

Considera que Portugal deve colocar em prática o certificado digital para permitir a circulação interna no país, alegando que "a disseminação da variante delta para norte e todo o país será relativamente rápida".

A SPGS defende também que o controlo dos aeroportos deve ser muito mais rígido, por se estar perante "variantes mais complexas como era de esperar neste tipo de vírus", e que devem ser testados todos os passageiros que venham de países com índices relativamente elevados de covid-19 e instaurar "quarentenas rigorosas" para quem for positivo.

"O controlo da área metropolitana de Lisboa deve ser mais restrito e prolongado para se tentar evitar ao máximo a disseminação do vírus", escreve a SPGS, para quem as medidas até agora impostas nesta área têm sido "quase irrisórias" e que "poucos resultados irão trazer por serem extremamente suaves e sem um contexto agressivo".

"Também poderemos estar neste momento a voltar a colocar em causa a reposição da normalidade no Serviço Nacional de Saúde para os doentes não covid", alerta.

A sociedade apela ainda a uma "política de testes inteligente, especialmente na Região de Lisboa e Vale do Tejo", com o isolamento rigoroso dos casos positivos para que não se recue na economia e na saúde.

Considera também essencial "modificar por antecipação o quadro do governo que assume a evolução da pandemia", de acordo com sugestões da Ordem dos Médicos e do Centro Europeu para a Prevenção e Controlo da Doença (ECDPC).

Na mesma nota, a SPGS apela ao planeamento atempado da vacinação dos menores de 18 anos "de acordo com as informações de outros países e da Organização Mundial de Saúde".

Uma fonte da 'task force' nacional de vacinação contra a covid-19 disse à agência Lusa que a vacinação da população entre os 20 e os 29 anos deverá ser aberta "a partir de meados de julho".

A disponibilização de vacinas a essa faixa etária em julho estava prevista "no âmbito do objetivo de ter 70% da população com pelo menos uma dose administrada no início de agosto", referiu a mesma fonte.

O portal destinado ao autoagendamento, que entrou em funcionamento em 23 de abril, contempla a partir de hoje as pessoas acima dos 35 anos, depois de ter sido aberto para maiores de 40, 43, 45, 50, 55, 60 e 65 anos.

De acordo com as últimas informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), a prevalência da variante delta do novo coronavírus, associada à Índia, é superior a 60% na região de Lisboa e Vale do Tejo.

O estudo sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal do INSA indica ainda que na região Norte a prevalência desta variante do SARS-CoV-2 "é ainda inferior a 15%".

O instituto relembra que "se estima que a variante Delta tenha um grau de transmissibilidade cerca de 60% superior à variante Alfa.

Em Portugal, mais de 4,3 milhões de pessoas em Portugal já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, o equivalente a 42% da população, e quase 2,6 milhões (25%) têm a vacinação completa, segundo dados avançados na passada terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.862.364 mortos no mundo, resultantes de mais de 178,1 milhões de casos de infeção.

Em Portugal, morreram 17.065 pessoas dos 865.050 casos de infeção confirmados.

SO // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.