Covid-19: Brasil não vai exigir que todos os futebolistas na Copa América sejam vacinados

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Brasília, 08 jun 2021 (Lusa) - O Ministro da Saúde brasileiro, Marcelo Queiroga, afirmou segunda-feira que os jogadores das 10 equipas que irão disputar a Copa América-2021 no Brasil não são obrigados a ser vacinados, ao contrário do que o Governo tinha inicialmente solicitado.

"A questão da vacina não é uma obrigação. Se forem vacinados, tanto melhor. Mas não nos vamos desviar do nosso caminho para vacinar agora. Porque a vacina pode causar uma reação, e isso pode comprometer a competitividade dos intervenientes", disse, numa conferência de imprensa.

"Se a vacinação fosse obrigatória, neste momento, não teriam imunidade até ao início da competição", acrescentou o ministro, que recordou que outras competições são realizadas no Brasil sem este requisito, tais como as eliminatórias do Campeonato do Mundo ou a Copa Libertadores.

O coordenador da Copa América, André Pedrinelli, disse que seis das dez delegações que irão competir no torneio (composto por 65 pessoas cada) já estão totalmente vacinadas e que outras duas irão terminar antes do início da competição, que começa no domingo e termina no dia 10 de julho.

O Governo do Presidente Jair Bolsonaro concordou em organizar o torneio no lugar da Argentina, que cancelou a organização brasileira devido ao agravamento da pandemia.

Esta decisão brasileira foi muito contestada por especialistas perante a gravidade da situação sanitária no Brasil, segundo país com mais mortes do mundo com covid-19.

Entre outras medidas de proteção da saúde, todos os membros das delegações serão submetidos a testes PCR a cada 48 horas, permanecerão em quartos individuais e pisos isolados nos seus hotéis e viajarão entre as quatro cidades de acolhimento em aviões fretados, além de terem mobilidade limitada durante a sua estadia para evitar multidões.

"Todos os jogos serão jogados sem multidão nas bancadas. Portanto, é um ambiente controlado", assegurou o ministro.

MIM // MIM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Casal bate recorde com mais de 600 árvores de natal em casa

Um casal alemão, da cidade de Rinteln, no distrito de Schaumburg, bateu mais uma vez um insólito recorde. Thomas e Sussanne Jeromin montaram e decoraram mais de 600 árvores de natal dentro de casa, um feito distinguido pelo Record Institute for Germany.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.