Líderes políticos podem ficar detidos "até uma semana"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banguecoque, 24 mai (Lusa) -- Os militares que na quinta-feira tomaram o poder na Tailândia anunciaram hoje que poderiam manter detidos "até uma semana" os responsáveis políticos convocados para comparecerem perante a junta militar na sexta-feira.

"Eles poderão ficar detidos até uma semana, em função do seu nível de implicação" na crise política que conduziu ao golpe de Estado, declarou o coronel Winthai Suvaree, porta-voz do exército.

A antiga primeira-ministra da Tailândia, Yingluck Shinawatra, obrigada a demitir-se há duas semanas pelo Tribunal Constitucional, que a considerou culpada do crimes de abuso de poder, é uma das detidas, entre as mais de 100 personalidades que a nova junta militar tailandesa convocou para comparecerem na sexta-feira no Clube do Exército, na capital, sob ordem de prisão caso não cumprissem.

A Amnistia Internacional condenou hoje as detenções e pediu aos militares para clarificarem a situação legal dos detidos.

FV // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.