Ano do Design Português vai decorrer entre Junho de 2014 e Maio de 2015

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 mai (Lusa) - O Ano do Design Português, iniciativa do Governo para promover e divulgar o design nacional no estrangeiro, vai decorrer entre junho de 2014 e maio de 2015, iniciativas que serão divulgadas na segunda-feira, em Lisboa.

De acordo com uma nota da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), o projeto vai ser apresentado na segunda-feira, às 10:00, no Palácio Foz, com a presença do ministro da Economia, António Pires de Lima, e do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

A iniciativa, indica a nota, resulta de uma parceria entre as duas tutelas, para "posicionar Portugal a nível internacional como um país inovador e contemporâneo e afirmar o design como uma área-chave para o desenvolvimento nacional".

O objetivo é valorizar o design português a nível nacional e a sua promoção no espaço internacional, "através da sedimentação da sua imagem e valor e criação de novos clientes para as competências industriais e artesanais nacionais".

A nota da SEC indica ainda que o Ano do Design Português terá ligações ao tecido económico e às plataformas de educação e, ao longo de todo o ano, irá estimular coproduções e acolher iniciativas independentes, para as quais funcionará como uma plataforma de divulgação e promoção.

Uma das iniciativas é a realização de uma exposição intitulada "A Liberdade da Imagem: Design e Comunicação Visual em Portugal (1974-1986)", comissariada por Guta Moura Guedes.

Terá curadoria de José Bártolo, design expositivo de Miguel Vieira Baptista e design gráfico de João Faria.

Produzida pela Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD), em coprodução com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto, a exposição é inaugurada a 29 de maio, em sete locais da cidade do Porto.

Esses espaços são a Casa do Infante, o Museu Romântico Quinta da Macieirinha, o Palacete dos Viscondes de Balsemão, a Casa Museu Guerra Junqueiro, a Galeria Municipal Almeida Garrett, a Sala dos Azulejos da Casa da Música e o Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Reduzir a imigração significa a destruição da economia, defende especialista em migrações

O geógrafo e sociólogo holandês Hein de Haas considera que os imigrantes não roubam empregos nem baixam os salários e que se os países quiserem ter menos estrangeiros podem fazê-lo, destruindo a sua economia.

Semana do Bem-Estar Digital arranca este domingo para alertar para os perigos da net e redes sociais

Uma conferência internacional sobre a prevenção e combate à violência sexual ‘online’ contra crianças e jovens e o uso excessivo e problemático de ecrãs é o ponto alto da Semana do Bem-Estar Digital, que arranca este domingo.

Já foram reabertos todos os troços do maciço central da Serra da Estrela

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela voltou este domingo a estar transitável por todas as suas artérias, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.