Detidos dois membros dos Anonymous por ataques na Austrália e Indonésia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 22 mai (Lusa) -- Dois membros da secção australiana da organização Anonymous foram detidos e serão hoje presentes a tribunal por ataques informáticos na Austrália e Indonésia a sítios da internet do Governo e empresas privadas, noticia a EFE, citando meios australianos.

Um australiano de 40 anos foi acusado hoje em Perth, na costa oeste do país, de se infiltrar em portais informáticos da Indonésia e de uma empresa de computadores sediada em Brisbane, capital do Estado de Queensland, no leste da Austrália.

Está previsto que outro australiano, de 18 anos, compareça nas instâncias judiciais de Sydney por atacar um provedor de internet e uma agência estatal de Camberra, capital do país.

"Estes atos causaram sérios transtornos aos serviços governamentais e empresariais, que podem resultar em consequências catastróficas para as pessoas que confiam nestes serviços para gerir os seus negócios e administrar as suas finanças", disse o diretor de operações cibernéticas da polícia federal australiana, Tim Morris, em comunicado.

Os Anonymous são um grupo de piratas informáticos que opera a nível mundial desde 2003. Têm conseguido infiltrar-se em estruturas informáticas de diversos países, incluindo em Portugal, afetando empresas, Estados e outras organizações.

JZE/VM // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Filho de emigrantes do Porto premiado por Academia de Medicina da Venezuela

A Academia Nacional de Medicina da Venezuela (AMV) vai distinguir o médico lusodescendente Adérito de Sousa pela publicação de obra “Transformação histórica da medicina venezuelana na transição para o século XX”.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.