Pegada Cultural vai apoiar cinco projetos do país que ligam educação às artes

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 mai (Lusa) - Cinco projetos selecionados de norte a sul do país, que ligam a educação e as artes, vão ser apoiados pelo Programa Pegada Cultural, cujo arranque está previsto para julho deste ano, anunciou hoje a Direção-Geral das Artes (DGArtes).

Os resultados provisórios do Programa "Pegada Cultural -- Artes e Educação", organizado pela DGArtes em cooperação com o Conselho das Artes da Noruega, foram hoje publicados no sítio da direção-geral, na internet.

Os cinco projetos selecionados, entre 33 candidaturas admitidas, são da Alma d'Arame, Associação Cultural - "The Giant and the Little" (Alentejo), ACTA - A Companhia de Teatro do Algarve -- "Mothers"(Algarve), Centro de Artes do Espetáculo de Viseu, Associação Cultural e Pedagógica -- "Circus Lab" (Centro).

Acordarte - Associação Promotora da Educação Cultural e Artística, "Othello's Anatomy - Arts and Education for Citizenship"(Lisboa e Vale do Tejo), e Matos, Caiano & Wandschneider, LDA. -- "Write a Science Opera (WASO)" (Norte) foram também contemplados com o programa.

De acordo com a DGArtes, o orçamento total deste programa, que se prolongará até 31 de março de 2016, é de um milhão de euros.

Pegada Cultural é um programa financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económica Europeu, do qual fazem parte a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein.

As candidaturas foram agrupadas pelas cinco regiões de Portugal Continental e avaliadas por um comité de seleção composto por cinco pessoas, sendo um perito independente, um representante e um observador do Conselho das Artes da Noruega e dois elementos da DGArtes, gestora do programa.

A lista proposta pelos peritos independentes foi validada pelo Comité de Seleção sem alterações, segundo a organização, e todos os candidatos vão ter agora dez dias úteis para se pronunciarem sobre estes resultados.

O Programa "Pegada Cultural -- Artes e Educação" tem como objetivo apoiar projetos artísticos profissionais com uma forte componente educativa, que se desenvolvam em parceria com entidades artísticas dos países doadores e com escolas portuguesas.

Devido à sua aplicação territorial a nível nacional, cada projeto apoiado, por região, irá circular pelas outras quatro regiões do país.

Em declarações à agência Lusa, Samuel Rego, diretor-geral das Artes, sublinhou que este programa "sintetiza e materializa os três eixos estratégicos definidos em 2011 para a DGArtes, nomeadamente o entrosamento com a educação, o reforço da internacionalização e a ligação efetiva ao território nacional".

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Custos do aeroporto de Lisboa para pessoas e cidade chegam a 12 mil milhões em 10 anos, frisa Zero

A associação ambientalista Zero alertou que os custos do aeroporto de Lisboa desde 2015, para a cidade e habitantes, nomeadamente para a saúde, ascendem a 12 mil milhões de euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.