Operadores mostram o que de melhor se produz em Viseu no Mercado dos Lavradores

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 21 mai (Lusa) - Trinta operadores levam ao coração da cidade de Viseu, no sábado, uma montra com o que de melhor se produz na região, disse hoje o presidente da Câmara local, Almeida Henriques.

"Vamos trazer à cidade ativos rurais e agroalimentares da região, produzidos por pequenos operadores com autenticidade e qualidade reconhecidas. O desenvolvimento rural do concelho e a valorização da pequena agricultura de qualidade é uma prioridade do executivo para a economia e a cultura, em sentido lato, de Viseu", alegou.

Durante a conferência de imprensa de apresentação do "Mercado dos Lavradores", que acontece no sábado no Mercado 2 de Maio, o presidente da Câmara de Viseu realçou que a iniciativa cumpre também o objetivo de valorizar aquela praça situada em pleno coração da cidade.

"Pretendemos a valorização do Mercado 2 de Maio, restituindo-o à cidade e à população como um novo mercado, através de novos usos e experiências", sustentou.

Vinhos, pão, queijos, cogumelos, flores, cestaria, licores e doces são alguns dos produtos que estarão presentes na iniciativa, constituindo uma montra "premium" da oferta existente na região de Viseu.

Para sábado, às 16:00, está também agendado um "show-cooking" pela mão do chef Diogo Rocha, da Mesa de Lemos.

"Na manhã do próprio dia, o chef Diogo fará as compras no Mercado Municipal e serão esses os produtos a ser utilizados na degustação da tarde. Esta é uma forma de valorizar o que é comercializado no nosso mercado e de fazer a ponte entre os dois mercados da cidade", acrescentou.

O autarca do PSD informou também que, a 28 de junho, a iniciativa Mercado dos Lavradores terá uma reedição, mas desta vez o objetivo passa por "trazer apenas uma mostra de produtos DOP, DOC, de agricultura biológica, ou com algum topo de certificação ou de reconhecida tipicidade".

"Queremos evoluir para um mercado 'gourmet' de Viseu, com uma oferta de qualidade e autêntica", concluiu.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.