Enfermeiros do Hospital de Penafiel exigem contrato definitivo 

| Norte
Porto Canal

Os enfermeiros do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em Penafiel, manifestaram-se, na manhã desta terça-feira, com o objetivo de conseguirem contratações de trabalho definitivas. Cerca de 104 enfermeiros vão ver os seus contratos não renovados, depois de terem estado desde o início da pandemia na linha da frente. 

Em declarações ao Porto Canal, a representante do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, Fátima Monteiro, garante que "todos os lugares destes 104 enfermeiros estão previstos no Plano de Atividade e Orçamento, que a tutela não autorizou". Fátima Monteiro acrecenta ainda que "este Hospital precisa deles porque tem um projeto breve para um novo serviço e um alargamento de serviço de urgência".

Uma das enfermeiras que já recebeu a carta de fim de contrato, confessa que "sente que estão a descartar os profissionais e é triste, porque todos querem continuar com o trabalho e a dar apoio aos colegas".

+ notícias: Norte

Metro do Porto candidata linhas de Gondomar e da Trofa a financiamento

A Metro do Porto candidatou a financiamento do programa Sustentável 2030 as ligações de metro a Gondomar e de metrobus à Trofa, anunciou o presidente da empresa de transportes, Emídio Gomes.

Aldeia de Vila Pouca de Aguiar aquecida por biomassa em projeto fronteiriço

As obras para aquecimento de casas da aldeia de Tresminas, em Vila Pouca de Aguiar, através de uma central de biomassa que reaproveita sobrantes da limpeza da floresta, vão arrancar e inserem-se num projeto-piloto transfronteiriço, foi anunciado.

Orçamento de 17,7 milhões da CIM do Alto Minho para 2026 terá 50% dedicado a despesa para transportes

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM) aprovou um orçamento de 17,7 milhões de euros para 2026, “um aumento de cerca de 7% face a 2025”, com os transportes a representar cerca de 50% da despesa.