Covid-19: Subsídio de risco não está a ser pago na maioria dos casos

Covid-19: Subsídio de risco não está a ser pago na maioria dos casos
| País
Porto Canal com Lusa

O Sindicato Independente dos Médicos revelou hoje que o subsídio de risco extraordinário criado no âmbito da pandemia não está a ser pago na maioria dos casos e que há situações em que é processado "de forma díspar".

Em declarações aos deputados da Comissão Parlamentar de Saúde, que hoje de manhã ouviram o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e a Federação Nacional do Médicos (FNAC), por videoconferência, os sindicatos sublinharam igualmente o facto de os médicos de família não estarem a conseguir acompanhar os seus utentes, face às tarefas extra a que têm sido alocados por cauda da pandemia (covidários e vacinação).

"O subsídio de risco não está a ser pago nem processado na maioria dos casos e, quando tem sido processado tem sido de forma díspar", afirmou Hermínia Teixeira, do SIM, acrescentando: "É preciso ver o que está a acontecer e quais são as recomendações que estão a ser dados aos serviços financeiros para o pagamento".

A mesma ideia foi sublinhada por Rosa Ribeiro, da FNAM, que afirmou que o subsídio "não está a ser pago de maneira igual" e apontou um caso de um hospital de que teve conhecimento no qual "foi dito que como metade dos doentes não era covid os médicos iriam receber metade do subsidio".

O subsídio de risco criado por causa da pandemia é extraordinário e transitório e será pago "enquanto persistir a situação de pandemia da doença covid-19 em período de emergência, calamidade ou contingência", segundo a portaria.

É aplicável aos profissionais de saúde do SNS envolvidos no combate à pandemia e aos profissionais de serviços essenciais da responsabilidade do Estado que, em período de emergência, calamidade ou contingência, praticaram, de forma continuada e relevante, atos diretamente relacionados com pessoas suspeitas e doentes infetados por covid-19.

No caso dos profissionais de saúde integrados no Ministério da Saúde, o subsídio corresponde a 20% da remuneração base mensal de cada trabalhador, sendo calculado proporcionalmente nos casos em que o período de exercício seja inferior a um mês.

Ainda durante a audiência, os sindicatos sublinharam a necessidade de libertar os médicos de família das tarefas extra a que estão a ser a locados por causa da pandemia.

"É fundamental libertar médicos de família e enfermeiros família das tarefas extra a que estão a ser constantemente alocados. Não queremos pagamentos extra por hora de consulta depois das 20:00. A acessibilidade dos utentes é mais difícil e os médicos precisam de ter cabeça fria e capacidade de decisão e precisam também de acompanhar também os seus familiares", disse Roque da Cunha, secretário-geral do SIM.

O que é preciso -- acrescentou -- "é que a vacinação, as áreas covid e a recuperação das listas de espera possa ser feita com profissionais contratados".

A propósito da dificuldade de acompanhamento dos utentes por parte dos médicos de família, os sindicatos apontaram ainda um aumento da agressividade dos utentes, pois sentem que não estão a ser devidamente seguidos.

O SIM já tinha avisado esta semana que a retirada de médicos de família das consultas para apoiar as áreas dedicadas à covid-19 estava a causar ansiedade nos utentes e a aumentar a agressividade contra os profissionais de saúde.

Roque da Cunha apontou ainda a necessidade de aumentar a capacidade de formação de especialistas, mas disse que sem um maior investimento em equipamentos e infraestruturas tal não era possível.

"Há cerca de 400 médicos estrangeiros que querem fazer formação em Portugal e cerca de 300 médicos portugueses que fizeram formação no estrangeiro e que querem fazer formação em Portugal", afirmou, frisando a necessidade de incentivar formadores e instituições.

A este respeito, Noel Carrilho, da FNAM, insistiu no "estrangulamento" da formação de médicos especialistas e disse que uma das medidas que o Governo devia tomar era reter os médicos no SNS: "São estes médicos que formam os restantes especialistas".

"Ainda ontem [terça-feira] levei a exame um interno (...). Não é a operar uma vez por semana, porque mais de metade das cirurgias vão para o adicional no privado, que me sinto com capacidade para promover um interno a especialista", exemplificou.

O dirigente da FNAM apontou ainda a necessidade de promover concursos na carreira medica, afirmando que "há concursos de 2017 a decorrer em 2021"

"Não estamos a compensar nem em um terço os graduados sénior que se reformam", acrescentou.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.