Covid-19: Sindicatos médicos pedem contratação de novos profissionais para vacinação

Covid-19: Sindicatos médicos pedem contratação de novos profissionais para vacinação
| Norte
Porto Canal com Lusa

Os sindicatos médicos pediram hoje a contratação de médicos, enfermeiros e administrativos para a vacinação covid-19 e alertaram que os médicos de família não estão a conseguir acompanhar de forma correta os seus utentes.

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e a Federação Nacional dos Médicos (FNAM), que estão hoje a ser ouvidos na Comissão Parlamentar de Saúde, insistiram na necessidade não só de contratar mais profissionais como de compensar devidamente os médicos que há mais de um ano enfrentam a pandemia.

Roque da Cunha, secretário-geral do SIM, frisou a necessidade de fixar os médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), com melhores condições, e lembrou a necessidade de maior investimento no setor.

Reforçou que é preciso recuperar a atividade atrasada com a pandemia e disse que os médicos de família não deveriam estar a ser 'desviados' da lista de utentes que têm de acompanhar.

"É totalmente inqualificável e ética e moralmente condenável a circunstância de estarem a pensar nos médicos e enfermeiros dos centros de saúde para essa vacinação [covid-19]. Retirando os médicos dos centros de saúde não temos dúvida de que os dados de morbilidade e mortabilidade se vão agravar", afirmou.

A este respeito, exemplificou que na última semana identificou no centro de saúde onde trabalha dois cancros do cólon e um de mama e alertou: "Não havendo este trabalho [de acompanhamento dos utentes por parte dos médicos de família] a médio prazo teremos um problema grave".

Maria João Tiago, também do SIM, que é médica de família, contou que só hoje iniciou, com utentes seus, duas terapêuticas para a diabetes. "Qualquer um dos casos já com lesões no órgão".

A médica disse que os cuidados de saúde primários "têm sido fustigados" e explicou que tem de responder a seis escalas diferentes (para covidários, centros de vacinação e atendimento complementar). Insistiu na necessidade de contratar médicos para os centros de vacinação contra a covid-19.

"Não podem ser os médicos de família", afirmou a responsável, avisando que sempre que os médicos de família são colocados noutras tarefas, os seus utentes ficam por vigiar.

Pela FNAM, o presidente Noel Carrilho frisou a necessidade de contratar profissionais de saúde, disse que a retoma da atividade será "um desafio para SNS que potencialmente poderá ser ainda mais oneroso do que a assistência à covid-19" e insistiu que a morbilidade e mortalidade não-covid-19 em excesso "serão significativas" e que uma parte das situações não será recuperável.

"Poderíamos ter diminuído as consequências com um SNS mais robusto. Assim houvesse investimento mais adequado", afirmou.

Noel Carrilho apontou ainda o cansaço dos profissionais -- "solicitados de forma continua para esforço extraordinário" -- e a "necessidade absoluta" de dar descanso a estes médicos "uma vez revertida esta suspensão direitos médicos", referindo-se, por exemplo, à marcação de férias.

"Não são situações que se possam perpetuar no tempo até por uma questão de sanidade dos médicos", disse.

Sobre a área da saúde pública, o dirigente da FNAM disse que é preciso "valorizara a função da autoridade de saúde púbica", considerando que esta é "a melhor altura para avançar com reforma na saúde publica, libertando estes médicos" de funções que nada têm que ver com o seu trabalho efetivo, dando como exemplo as juntas médicas.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).