Portugal defronta Macedónia para "trazer os três pontos" - Ricardo Esgaio

| Desporto
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 mai (Lusa) -- O avançado português Ricardo Esgaio disse hoje que Portugal viaja até à Macedónia com o objetivo de vencer, num momento em que o apuramento para o "play-off" do Europeu de futebol de sub-21 está quase garantido.

"Em todos os jogos temos a mesma pressão, que é trazer os três pontos, apesar de termos isso quase garantido [apuramento]. Queremos ganhar os jogos que faltam até ao final, mas estamos focados no jogo com a Macedónia, para trazer os três pontos outra vez", salientou o jogador.

Ricardo Esgaio falou hoje à imprensa depois do último treino da seleção portuguesa no relvado do Estádio Nacional, em Oeiras, antes de toda a comitiva seguir ainda hoje viagem para Viena, onde fará escala, e na quarta-feira para Skopje, capital macedónia.

Portugal lidera o grupo 8 de apuramento, com 15 pontos, resultado de cinco vitórias em igual número de jogos, com mais seis pontos do que Israel (nove pontos, em cinco jogos), e nove em relação à Noruega (seis, em seis jogos).

O apuramento está dividido em dez grupos, dois quais os vencedores e os quatro melhores segundos classificam-se para um "play-off", que juntará as sete equipas à anfitriã República Checa, no Europeu em 2015.

Hoje, sob o comando do selecionador Rui Jorge, a equipa das "quinas" fez o último treino de preparação antes da viagem para a Macedónia, onde encontrará um adversário que venceu em março (2-0), em Barcelos.

Ricardo Esgaio, jogador do Sporting, fez na ocasião o segundo golo de Portugal, num jogo em que o benfiquista Bernardo Silva abriu o marcador, frente a um adversário cujo ponto mais forte é a velocidade.

"Pelo que estivemos a observar é uma boa equipa, é uma equipa com transições muito rápidas, penso que é um dos pontos mais fortes", salientou.

Esgaio aproveitou também para dar os parabéns ao avançado Rafa, do Sporting de Braga, e que fez parte, em alguns jogos, desta qualificação, face à sua chamada à seleção principal, para o Mundial2014 do Brasil.

"Dar os parabéns ao Rafa por ter sido chamado e encaramos também como uma oportunidade. O Rafa é um excelente jogador, se foi chamado é uma oportunidade para todos nós, para trabalharmos cada vez mais para também lá chegarmos", disse.

Em termos pessoais, Esgaio admitiu que é o sonho de qualquer jogador chegar aos AA, mas que por ora mantém o foco nos sub-21: "é trabalhar, para se um dia isso chegar estar preparado".

O jogo entre Macedónia e Portugal está agendado para sexta-feira, às 18:00 (17:00 em Lisboa).

No grupo 8, Portugal ainda jogará posteriormente com a Noruega, fora, a 04 de setembro, e em casa com o Azerbaijão, a 08.

Os "play-offs" disputam-se a 08 e 14 de outubro, e o Europeu decorrerá de 17 a 30 de junho de 2015.

RPM // PA

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

De António Nicolau de Almeida a André Villas-Boas. 130 anos de história dos presidentes do FC Porto

Ao ser eleito presidente do FC Porto, André Villas-Boas tornou-se o sucessor de 31 homens que, desde 1893, transformaram uma sociedade de amigos ricos que se juntavam para praticar futebol numa potência desportiva internacional. Foram muitos os que deram contributos decisivos para o avanço do clube, mas nenhum se distingue mais do que Jorge Nuno Pinto da Costa, o líder mais longevo e titulado da história do desporto mundial.

FC Porto: Resultados do fim de semana

Equipas de futebol, andebol, basquetebol, hóquei em patins, voleibol, natação e de boxe representaram o clube

Pinto da Costa: "Vocês são um exemplo para todos" 

Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu, ao final da tarde desta segunda-feira, no Museu FC Porto, o troféu do campeonato nacional de goalball. A equipa da modalidade, que já havia vencido a Supertaça no início da temporada, conquistou a principal prova nacional sem qualquer derrota. Fábio Oliveira, capitão e autor de 72 golos, foi eleito o melhor marcador da competição e recebeu o prémio de jogador mais valioso.