ANMP propõe ao Governo definição de serviços mínimos por região e município

| Política
Porto Canal / Agências

Coimbra, 20 mai (Lusa) - O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) propôs hoje, em Coimbra, que o Governo defina serviços mínimos obrigatórios em cada região e município.

A ANMP está "em crer que uma definição séria de serviços mínimos e indispensáveis obrigatórios em cada região e em cada município é uma medida favorável ao reforço de um país simétrico e coeso", defendeu Manuel Machado, presidente da associação, aquando do discurso das comemorações dos 30 anos daquela associação.

Esta proposta faz com que "todos os portugueses se possam sentir iguais perante o Estado, tanto em deveres como em direitos", afirmou.

Manuel Machado alertou para "o anunciado encerramento de 439 escolas, de 47 tribunais, de 50% das repartições de finanças existentes, depois de terem fechado estações de correios, centros de saúde" e de terem "desaparecido meios de transporte".

"É a desertificação do país, fora dos grandes centros urbanos, que está em causa", criticou o também presidente da Câmara de Coimbra, sublinhando que "estas decisões" poderão levar os cidadãos de concelhos desertificados a perguntarem "porque pagam impostos iguais aos dos cidadãos dos grandes centros urbanos".

Manuel Machado falava no auditório da sede da ANMP, em Coimbra, após o descerrar de uma placa evocativa dos 30 anos da associação.

Depois do discurso, realizou-se um desfile etnográfico, com cerca de 40 grupos de todo o país, que se iniciou em frente à sede da ANMP e que termina na baixa da cidade.

A ANMP realiza ainda hoje uma reunião do conselho diretivo na Figueira da Foz, marcada para as 12:00, e uma homenagem aos anteriores presidentes do conselho diretivo, secretários-gerais e funcionários.

JYGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.