Fusão dos hospitais de Coimbra concluída até ao final do ano - administração

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 23 jun (Lusa) -- A "maior fusão" de hospitais em Portugal, que reúne as várias instituições de Coimbra, estará "concluída no final do ano", anunciou o presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Martins Nunes.

O CHUC foi oficializado em Diário da República a 02 de março de 2011 e resulta da fusão dos Hospitais da Universidade de Coimbra, do Centro Hospitalar de Coimbra e do Centro Hospitalar de Coimbra.

"Temos praticamente toda a fusão feita. Trata-se da maior fusão alguma vez feita em Portugal, um processo complexo, mas que tem corrido bem, com ganhos para os doentes e para o Serviço Nacional de Saúde", disse Martins Nunes à agência Lusa.

O antigo secretário de Estado com a tutela da Saúde explicou que a fusão está "praticamente no fim" e que, no final do ano, o processo estará concluído.

"O objetivo nunca foi fundir por fundir, mas sim fundir para uma maior eficiência, com melhoria para os doentes, e para a criação de vários centros de excelência. Houve uma fusão, sim, mas com ganhos para os doentes, maior eficiência e com ganhos financeiros", disse.

Martins Nunes adiantou que o exemplo da "fusão noturna das urgências" [agora exclusivas nos antigos Hospitais da Universidade de Coimbra] e do centro de trauma de nível 1, único em Portugal com todas as valências", são exemplos concretos do "sucesso" da fusão hospitalar em Coimbra.

SSS // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.