Dez canções portuguesas e seus intérpretes entre finalistas de prémio galego aRi[t]mar

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 19 fev 2021 (Lusa) -- Dez cantores e bandas portuguesas, a par de outros tantos da Galiza, foram escolhidos para a votação final do certame aRi[t]mar, da Escola Oficial de Idiomas de Santiago de Compostela, anunciou hoje a organização.

Ana Bacalhau, Bárbara Tinoco, Carlão, Cláudia Pascoal, Dino D'Santiago, FUGA, Miguel Araújo, Os Quatro e Meia, Pedro Abrunhosa e Tatanka foram os artistas portugueses escolhidos, enquanto os galegos foram Baiuca, Guadi Galego, Mercedes Peon & Streicherensemble der Augsburger Philharmoniker, MJ Pérez, Néboa, Os d'Abaixo, Pauliña, Ukestra do Medio, Uxía & Sérgio Tannus e Xoana.

As bandas e cantores que vencerem atuarão na Gala de Prémios aRi[t]mar, a realizar no último trimestre deste ano.

A votação está também aberta ao público através do 'site' do aRi[t]mar, que se candidata ainda ao sorteio de um lote de livros.

As canções portuguesas pré-selecionadas para esta edição são "Memória" (Ana Bacalhau), "Outras Línguas" (Bárbara Tinoco), "Assobia Para O Lado" (Carlão), "Quase Dança" (Cláudia Pascoal), "Kriolu" (Dino D'Santiago com Julinho KSD), "Nós" (FUGA e Beatriz Nunes), "A Incrível História de Gabriela de Jesus" (Miguel Araújo), "Bom Rapaz" (Os Quatro e Meia com Carlão), "Tempestade" (Pedro Abrunhosa com Carolina Deslandes), "Estrelas" (Tatanka com Carolina Deslandes).

Quanto às canções galegas, estão pré-selecionadas para este ano "Adélia" (Baiuca e Haema), "Cólico" (Guadi Galego), "Marabilla" (Mercedes Peon & Streicherensemble der Augsburger Philharmoniker), "Falan de ti" (MJ Pérez), "Coidar dunhas colmeas" (Néboa), "Pasei pola túa porta" (Os d´Abaixo), "Vento" (Paulina), "As chaves do inferno" (Ukestra do Medio), "Festa e fe" (Uxia & Sérgio Tannus) e "Anceios" (Xoana).

aRi[t]mar é um projeto didático e cultural da Escola Oficial de Idiomas de Santiago de Compostela, pertencente à Conselharia de Cultura, Educação e Ordenação Universitária da Junta de Galiza, destinado a divulgar a música e a poesia galego-portuguesa atuais e a aproximar a cultura e a língua dos dois países.

Com organização da Equipa de Dinamização da Língua Galega, e dos Departamentos de Galego e de Português, da Escola, durante o ano letivo são trabalhados de forma didática os textos e as músicas e, posteriormente, são escolhidas, mediante votação 'online', as melhores canções e poesias editadas na Galiza e em Portugal, no ano anterior.

No outono, os cantores, grupos e poetas vencedores participam numa gala de entrega de prémios, em Santiago de Compostela.

CP // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.