Associação Espetáculo incrédula com ausência da Cultura no plano do Governo

| Política
Porto Canal com Lusa

A Associação Espetáculo -- Agentes e Produtores Portugueses (AEAPP) mostrou-se hoje preocupada e incrédula com o facto de o Plano de Recuperação e Resiliência do Governo, a apresentar em Bruxelas, não incluir iniciativas destinadas ao setor da Cultura.

Num comunicado enviado à agência Lusa, a AEPP relata ter sido "com preocupação e incredulidade" que "constatou a ausência quase generalizada de qualquer referência à Cultura, e a não existência de qualquer iniciativa concreta a ela destinada" no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal, que o Governo colocou na terça-feira em consulta pública.

"Se os pilares e prioridades elencadas não nos merecem qualquer tipo de contestação, já a conceção de muitos deles, sem o respeito ou a promoção da sua dimensão cultural, não fazem para nós qualquer sentido", defende.

O Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR), para aceder às verbas comunitárias pós-crise da covid-19, prevê 36 reformas e 77 investimentos nas áreas sociais, clima e digitalização, num total de 13,9 mil milhões de euros em subvenções.

Depois de um rascunho apresentado à Comissão Europeia em outubro passado, e de um processo de conversações com Bruxelas, o Governo português colocou a versão preliminar e resumida do PRR em consulta pública, na passada terça-feira.

A associação AEAPP interroga "como se pode falar de resiliência ignorando completamente todo o setor da Cultura, que foi dos mais afetados pela pandemia, e não reservando para este uma única iniciativa com o correspondente envelope financeiro, contribuindo para a sua robustez futura".

Além disso, aquela associação questiona "como se pode falar de coesão económica, social e territorial ignorando a Cultura e a sua importância determinante no reforço dessa mesma coesão e da identidade cultural do país".

Para aquela associação, a ausência de referências no PRR a investimentos na Cultura "contradiz a avaliação dos efeitos da pandemia no discurso governamental, e traduz uma falta de sensibilidade política que terá repercussões gravíssimas no acentuar das entropias do país".

Em comunicado, agentes e produtores apelam ainda ao governo para que "sejam destinadas a investimentos na área da Cultura, 2,5% das verbas da chamada 'Bazuca europeia' e que estes investimentos tenham tradução concreta nalguns dos componentes das dimensões estruturantes do Plano de Recuperação e Resiliência".

O apelo surge no mesmo dia em que perto de meia centena de personalidades e estruturas artísticas escreveram uma carta aberta ao primeiro-ministro, António Costa, criticando igualmente a ausência no PRR de propostas de investimento do Governo na Cultura.

"A omissão da Cultura neste plano, a médio prazo, terá consequências económicas, sociais e políticas de larga escala. Numa época em que a coesão democrática é um tema de preocupação transversal, parece-nos um erro grave que o nosso Governo opte por não investir no futuro de um setor tão fundamental para essa coesão", lê-se na carta aberta, divulgada no jornal Público e enviada à agência Lusa.

Entre os signatários estão personalidades como o diretor do Teatro Nacional D. Maria II, Tiago Rodrigues, a historiadora Irene Flunser Pimentel, o encenador Jorge Silva Melo, a atriz Maria do Céu Guerra, a presidente da Fundação José Saramago, Pilar del Río, o programador António Pinto Ribeiro, o gestor cultural Miguel Lobo Antunes e o músico Sérgio Godinho.

Entre as dezenas de subscritores estão também entidades como a Acesso Cultura, a Acção Cooperativista e a Plateia - Associação de Profissionais de Artes Cénicas, a Associação Portuguesa de Realizadores, a Associação de Músicos, Artistas e Editores Independentes, festivais de cinema como o Curtas de Vila do Conde, IndieLisboa e DocLisboa, as agências do cinema português Portugal Film e Agência da Curta Metragem, a Rede e a PlataformaDança, promotores de festivais e empresários independentes do audiovisual.

O PRR de Portugal foi posto em consulta pública na terça-feira, depois de ter sido apresentado um rascunho à Comissão Europeia, em outubro passado, e de um processo de conversações com Bruxelas.

No plano, estão também previstos 2,7 mil milhões de euros em empréstimos, apesar de ainda não estar decidido se Portugal recorrerá a esta vertente do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, o principal instrumento do novo Fundo de Recuperação da União Europeia.

Numa entrevista ao jornal Público, divulgada hoje, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, afirmou que, "no próximo quadro financeiro plurianual, a Cultura tem de surgir não apenas como setor transversal, mas como área fulcral e estratégica 'per se'", e convidou a sociedade civil a apresentar propostas para o PRR, em consulta pública.

JRS/SS (AG) // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.