Pandemia obriga Hospital de Gaia/Espinho a abrir terceiro espaço de enfermaria com mais 33 camas

Pandemia obriga Hospital de Gaia/Espinho a abrir terceiro espaço de enfermaria com mais 33 camas
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) abriu hoje uma enfermaria com 33 camas para doentes covid-19, sendo este o terceiro espaço aberto em uma semana num total de 75 novas camas, indicou fonte hospitalar.

O espaço aberto hoje, e que já acolhe dois doentes, localiza-se na enfermaria de pneumologia.

Esta é a terceira enfermaria aberta no espaço de uma semana, uma vez que no passado sábado, dia em que o CHVNG/E ultrapassou os 1.000 doentes tratados com diagnóstico covid-19, este centro hospitalar abriu um espaço com 24 camas e na terça-feira abriu um segundo com 18.

Atualmente, o CHVNG/E tem internados 153 doentes com infeção pelo novo coronavírus, dos quais 24 em cuidados intensivos.

A mesma fonte apontou à Lusa que este centro hospitalar recebeu desde o início do ano oito doentes com covid-19 do Hospital Amadora/Sintra, bem como um de Cascais que foi internado na unidade de cuidados intensivos.

A abertura de novos espaços no CHVNG/E acontece num período em que Portugal tem vindo a registar diariamente novos máximos de mortes e de infeções pelo novo coronavírus.

Na quarta-feira, em entrevista à agência Lusa, o presidente do Conselho de Administração do CHVNG/E, Rui Guimarães, descreveu a gestão diária do hospital, comparando-a a um elástico.

"Mais um bocadinho e ele vai rebentar", disse Rui Guimarães que também defendeu a lógica de "ajudar quem efetivamente precisa, esquecendo fronteiras".

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.092.736 mortos resultantes de mais de 97,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, enquanto em Portugal morreram 9.920 pessoas dos 609.136 casos de infeção confirmados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PFT (PM/SPYC) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Cidade de Guimarães eleita Capital Verde Europeia 2026

Guimarães foi eleita Capital Verde Europeia 2026, a segunda cidade portuguesa a obter o título, depois de Lisboa (2020), “reconhecendo o compromisso contínuo” deste município do distrito de Braga com a sustentabilidade ambiental.

Siderúrgica Megasa na Maia suspende atividade devido a aumento de preço da energia

A Megasa-Siderurgia Nacional voltou esta terça-feira a parar a produção nas fábricas do Seixal e da Maia, devido à “duplicação do preço de mercado da energia”, antecipando que a situação se repita na quarta-feira e quinta-feira, segundo um comunicado.

Plenário e greve condicionam novamente rede Unir sobretudo em Gaia e Espinho

Um plenário de trabalhadores da Auto-Viação Feirense, na quinta-feira, e uma greve, na próxima segunda-feira, vão condicionar novamente o serviço da rede Unir, sobretudo em Gaia e Espinho, após a paralisação de há um mês.