Hospital de Gaia/Espinho prepara abertura de quarta enfermaria em menos de 15 dias. Mais 38 camas para doentes covid-19

| Norte
Porto Canal com Lusa

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) está a preparar a abertura de mais 38 camas para doentes covid-19, sendo 10 para cuidados intensivos e 28 para enfermaria, indicou hoje fonte hospitalar.

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) está a preparar a abertura de mais 38 camas para doentes covid-19, sendo 10 para cuidados intensivos e 28 para enfermaria, indicou hoje fonte hospitalar.

"Prevê-se abrir estes espaços entre hoje e amanhã [quarta-feira]", indicou a mesma fonte.

Atualmente, o CHVNG/E tem internados 151 doentes com infeção pelo novo coronavírus, dos quais 28 em cuidados intensivos.

Esta é a quarta enfermaria aberta no espaço de pouco mais de uma semana, num total superior a 103 camas.

Em 16 de janeiro, dia em que o CHVNG/E ultrapassou os 1.000 doentes tratados com diagnóstico covid-19, este centro hospitalar abriu um espaço com 24 camas.

Já no dia 19 abriu um segundo espaço com 18 camas e no sábado um terceiro, este com 33.

Quanto ao novo espaço para doentes críticos, fonte do CHVNG/E indicou que está a ser preparada a área da antiga Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do hospital de Vila Nova de Gaia, isto depois deste centro hospitalar ter aberto uma nova área intensiva, em tempo recorde, em 04 de dezembro.

"[No espaço da antiga UCI] teremos 10 camas para covid-19 e dois quartos de isolamento não covid. Até aqui a unidade estava dedicada a doentes com outras patologias", explicou fonte do CHVNG/E.

A abertura de novos espaços no CHVNG/E acontece num período em que Portugal tem vindo a registar diariamente novos máximos de mortes e de infeções pelo novo coronavírus.

Rui Guimarães, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Gaia/Espinho, alertou ao Porto Canal no passado fim de semana para a "impossibilidade de resposta" com o aumento de casos de Covid-19 das unidades de saúde.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.140.687 mortos resultantes de mais de 99,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 10.469 pessoas dos 636.190 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.