Vinte e cinco comboios suprimidos devido a greve dos ferroviários

| País
Porto Canal

Vinte e cinco comboios foram suprimidos entre as 00:00 e as 08:00 de hoje em todo o país devido à greve de 24 horas dos trabalhadores do setor ferroviário, disse uma fonte oficial da CP-Comboios.

"Entre as 00:00 e as 08:00, dos 263 comboios programados foram suprimidos 25", disse à agência Lusa a porta-voz da CP, Ana Portela, adiantando que não há supressões de comboios intercidades, alfas pendulares e urbanos do Porto.

A mesma fonte adiantou que, em Lisboa, dos 114 suburbanos previstos, foram cancelados três.

"As supressões afetaram sobretudo o serviço regional, nomeadamente nos troços Régua-Marco de Canaveses e Minho-Valença por falta de pessoal da Refer (Rede Ferroviária Nacional), encontrando-se a circulação suspensa", disse.

No que diz respeito aos regionais, foram suprimidos 22 comboios, sendo a maioria do troço Douro e Minho e alguns da linha do Vouga.

Contactada pela Lusa, uma fonte da Refer adiantou que a circulação de comboios sobretudo nas linhas do Minho e Douro está a ser prejudicada pela falta de pessoal na empresa, responsável pela prestação do serviço público de gestão da infraestrutura integrante da rede ferroviária nacional.

A mesma fonte disse que a Refer ainda não tem dados sobre a adesão dos trabalhadores à greve.

O pré-aviso de greve foi emitido a 17 de abril pelos sindicatos representativos dos trabalhadores da Refer, CP -- Comboios de Portugal, CP Carga e EMEF (Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário) em protesto contra as políticas do governo para o setor.

Os trabalhadores contestam as políticas do Governo para o setor ferroviário, nomeadamente as concessões previstas na CP e a fusão entre a Refer e a Estradas de Portugal.

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.