Covid-19: Surto com 37 infetados em lar da Misericórdia de Borba

| País
Porto Canal com Lusa

Borba, Évora, 08 jan 2021 (Lusa) - Um surto de covid-19 já com 37 infetados, entre utentes e funcionárias, foi detetado num lar da Santa Casa da Misericórdia de Borba, no distrito de Évora, revelou hoje à agência Lusa o provedor da instituição.

Rui Bacalhau indicou que existem 33 utentes e quatro funcionárias do Lar Humberto Silveira Fernandes, situado na Aldeia Social de Borba, da Misericórdia local, que tiveram resultado positivo para o vírus que provoca a covid-19.

Segundo o responsável, "após a realização de 190 testes, na quarta-feira, a utentes e funcionários dos três lares da Misericórdia situados na Aldeia Social", os resultados recebidos hoje indicaram a existência destes 37 infetados.

Deste total, oito utentes têm "sintomas ligeiros", duas estão nas Urgências do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) e os restantes estão "assintomáticos", adiantou o provedor.

Nos outros dois lares da instituição, o lar Josefina Silveira Fernandes e o lar Manuel Ramalho, todos os utentes e funcionários apresentaram "resultados negativos" para o novo coronavírus SARS-CoV-2, notou.

No surto no Lar Humberto Silveira Fernandes, o primeiro caso positivo para a SARS-CoV-2 foi o de uma funcionária, de acordo com o provedor.

No boletim epidemiológico, publicado na página do município na rede social Facebook, a Câmara de Borba indicou hoje que existem no concelho 131 casos ativos de infeção com o vírus que provoca a covid-19, segundo dados da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, mas não precisou quais são referentes ao surto.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.899.936 mortos resultantes de mais de 88 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.590 pessoas dos 466.709 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado com efeitos desde as 00:00 de 08 de janeiro, até dia 15.

A doença é transmitida pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 detetado, no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

TCA // RRL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Debate sobre ex-SCUT foi "festival de hipocrisia", denuncia Frente Cívica

A associação Frente Cívica denunciou esta sexta-feira o “festival de hipocrisia” no debate parlamentar sobre a eliminação de portagens nas ex-SCUT, considerando ter ofuscado a questão de fundo, mais premente, das rendas ruinosas pagas aos concessionários privados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.