BE defende inquérito independente a morte no Amadora-Sintra após 6 horas de espera

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O Bloco de Esquerda (BE) defendeu hoje um "inquérito independente" à morte de uma sexagenária que faleceu em novembro passado por enfarte do miocárdio, após mais de seis horas a aguardar por ser atendida no Hospital Amadora-Sintra.

A posição do Bloco de Esquerda (BE) surge na sequência da resposta do Ministério da Saúde a uma questão colocada por este partido a Paulo Macedo, em janeiro deste ano, durante uma audição na Comissão Parlamentar de Saúde.

Segundo o Bloco, o caso deu-se a 25 de novembro do ano passado, quando uma mulher de 67 anos foi transportada pelo INEM para o Hospital Amadora-Sintra, devido a queixas de "fortes dores no tórax, que se foram agravando".

Numa questão endereçada à presidente da Assembleia da República, o BE refere que a resposta à dúvida levantada pelo Bloco "baseia-se no inquérito realizado pelo conselho de administração do hospital", que contém "inverdades e falsidades".

O inquérito hospitalar refere, segundo o BE, que no dia em que esta utente faleceu, 25 de novembro de 2013, "existiu um pico de afluência", entre as 08:00 e as 00:00, com 364 doentes "em circulação", o que ocasionou o tempo de espera "muito acima do preconizado para a prioridade amarela".

Por um lado, refere o Bloco, "a prioridade amarela implica o atendimento numa hora, sendo que esta pessoa aguardou mais de seis horas sem atendimento".

"Por outro lado, não é claro o que se pretende dizer com doentes «em circulação», mas é certo que este número não corresponde a qualquer pico, como falsamente o conselho de administração quer fazer crer".

O BE alega que "a média de doentes na urgência no Hospital Amadora-Sintra em 2013 foi de 728 utentes por dia", servindo-se para esta informação de "dados oficiais disponibilizados" pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

Com base nestes dados, o BE considera que "364 utentes não correspondem a qualquer pico e, mesmo que correspondessem, este não seria nunca um argumento lícito a contrapor perante um caso triado como urgente, que deveria ter sido atendido de imediato, demorou mais de seis, tendo a doente falecido".

Este partido acha "fundamental garantir a realização de um inquérito por parte de uma entidade independente, designadamente da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS)".

Por isso, o BE questionou o governo sobre se a IGAS vai efetuar um inquérito às condições em que se verificou este falecimento no Hospital Amadora Sinta".

Tendo em conta que o ministro da Saúde "referiu na Comissão Parlamentar de Saúde que a Entidade Reguladora da Saúde acompanhou o inquérito efetuado pelo Conselho de Administração do Hospital Amadora Sintra e que irá pronunciar-se", o BE quer ainda saber a data prevista para "esta pronúncia".

SMM // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.