Zona euro cresce 1,2% em 2014 mas recuperação continua "moderada"

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 mai (Lusa) - A OCDE prevê que a zona euro cresça 1,2% este ano e 1,7% em 2015, considerando, no entanto, que o ritmo da recuperação "vai continuar moderado", sobretudo devido ao endividamento e às condições de crédito.

No 'Economic Outlook', hoje divulgado, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) refere que a atividade económica da zona euro deve continuar a melhorar, mas destaca que o ritmo "vai continuar moderado", devido ao "alto endividamento e às condições de crédito apertadas", que vão pesar na atividade económica, "sobretudo nos países vulneráveis".

A organização liderada por Angel Gurría adverte que "a fraca confiança, os balanços fracos do setor privado, as restrições ao crédito e o elevado desemprego penalizam a procura", considerando ainda que a recuperação económica na zona euro "permanece fraca e desigual".

Para a OCDE, "é necessário [fazer] mais progressos na recuperação da competitividade", defendendo igualmente que o ajustamento deve ser "mais simétrico" entre os países da moeda única europeia.

A instituição avisa que a dívida dos países vulneráveis "ainda é ampla e vai exigir contas correntes excedentárias durante vários anos", mas considera que também os países que já têm contas correntes positivas podem contribuir para o equilíbrio da zona euro, através da "implementação de reformas amigas do crescimento, como a redução das barreiras à entrada nos setores dos serviços orientados para o mercado interno".

Quanto ao desemprego, a OCDE estima que a taxa nos países da zona euro se mantenha nos dois dígitos ao longo do horizonte da previsão, nos 11,7% em 2014, caindo ligeiramente para os 11,4% em 2015.

ND // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Inflação desacelera em abril e economia portuguesa cresce no 1º trimestre

A taxa de inflação homóloga terá sido de 2,2% em abril, menos 0,1 pontos percentuais do que em março, segundo a estimativa rápida divulgada esta terça-feiro pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Já a economia nacional cresceu 1,4% nos primeiros três meses do ano em termos homólogos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.