Lar da Misericórdia de Vila Nova de Famalicão com 67 infetados com Covid-19

Lar da Misericórdia de Vila Nova de Famalicão com 67 infetados com Covid-19
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Lar São João de Deus em Gavião, em Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, tem 55 utentes e 12 funcionários infetados com o novo coronavírus, anunciou hoje a Santa Casa da Misericórdia local.

Em comunicado enviado à Lusa, a Santa Casa refere que os utentes positivos "estão todos assintomáticos".

O surto foi detetado após uma utente do lar ter ido, no dia 07, ao hospital e ter sido testada, acusando positivo.

A Misericórdia testou todos os utentes e funcionários do lar, registando um total de 67 casos positivos.

"Estão 55 utentes positivos e 30 negativos e 12 funcionários positivos e 43 negativos", acrescenta a instituição.

A Misericórdia acionou o Plano de Contingência, estando a situação a ser acompanhada pela Câmara Municipal, Delegação de Saúde e Segurança Social.

Os utentes estão separados por alas.

"Os vários serviços estão todos assegurados dentro da normalidade, funcionando com equipas fixas de trabalho dedicadas a grupos de utentes", diz ainda a Santa Casa.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.605.583 mortos resultantes de mais de 71,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 5.559 pessoas dos 348.744 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

+ notícias: Norte

Extensão da Linha Amarela do Metro será inaugurada em menos de um mês

A extensão da Linha Amarela da Metro do Porto deverá abrir ao público em menos de um mês. A informação foi avançada esta quarta-feira pelo presidente da empresa Tiago Braga, numa visita à escavação do túnel da nova Linha Rosa que vai ligar o Jardim do Carregal à Praça da Liberdade.

Metro do Porto altera projeto da Linha Rubi para que elétrico continue a circular

A Metro do Porto vai mudar o método construtivo da ponte Ferreirinha, que servirá a Linha Rubi, para deixar passar o elétrico na Rua do Ouro, cuja suspensão tinha sido rejeitada pela Câmara, revelou esta quarta-feira o líder da transportadora.

Cantanhede vai reabilitar troços da EN335 com ligação a Oliveira do Bairro

Cerca de 500 mil euros vão ser investidos pela Câmara Municipal de Cantanhede na reabilitação de troços da Estrada Nacional (EN) 335, que ligam os concelhos de Cantanhede (distrito de Coimbra) a Oliveira do Bairro (distrito de Aveiro).