Bragança com mais 94% de novos casos de Covid-19 em duas semanas

Bragança com mais 94% de novos casos de Covid-19 em duas semanas
| Norte
Porto Canal com Lusa

O distrito de Bragança registou, entre a primeira e segunda semana deste mês, um crescimento de 94% de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, segundo o relatório da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).

O documento da ARS-N, a que a Lusa teve hoje acesso, reporta a evolução da situação epidemiológica a Norte entre a última semana de novembro (de 22 a 28) e a segunda semana de dezembro (de 06 a 12).

Dos seis distritos abrangidos pela ARS-N, Bragança foi o único que registou um crescimento de novos casos de infeção entre a primeira e segunda semana deste mês, de 94%, tendo passado de 258 para 501 novos casos.

Neste distrito, o concelho de Vimioso foi o que mais cresceu, registando um aumento de 579% entre as duas semanas e passando de 14 para 95 novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2.

Vimioso é, segundo o relatório, o concelho a Norte que apresenta a maior taxa de incidência, com a mesma a fixar-se nos 2.070 novos casos por 100 mil habitantes a cada 14 dias.

À exceção de Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo, os restantes municípios de Bragança acompanharam a tendência de crescimento.

O relatório indica ainda que os distritos de Aveiro [onde a ARS-N abrange sete municípios], Braga, Porto, Viana do Castelo e Vila Real diminuíram o número de novos casos de infeção, com as taxas de decréscimo a fixar-se nos 30%, 28%, 23%, 15% e 9%, respetivamente.

Em termos gerais, a região Norte registou um decréscimo de 21% do número de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, tendo passado de 15.255 novos casos na primeira semana de dezembro para 12.044 na segunda semana.

De acordo com o relatório, a taxa de incidência a Norte fixa-se agora nos 765 novos casos por 100 mil habitantes a cada 14 dias, valor que é ultrapassado em 26 municípios da região.

A Vimioso sucedem-se os concelhos de Chaves, Mondim de Basto, Vila Pouca de Aguiar, Trofa, Esposende, Vila Nova de Famalicão, Tabuaço e Póvoa de Lanhoso.

Nestes oito municípios a incidência é superior a 1.100 casos por 100 mil habitantes a cada 14 dias.

Portugal contabiliza pelo menos 5.649 mortos associados à covid-19 em 350.938 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em estado de emergência desde 09 de novembro e até 23 de dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23:00 e as 05:00, enquanto nos fins de semana e feriados a circulação está limitada entre as 13:00 de sábado e as 05:00 de domingo, e entre as 13:00 de domingo e as 05:00 de segunda-feira.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.